Qual o animal que se enrola para se defender dos predadores?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

pangolim

Conheça mais sobre o pangolim, um mamífero que se. enrola para se proteger de predadores e que pode. comer até 7 milhões de formigas por ano!

Mimetismo, camuflagem, aposematismo e cripticidade: os mecanismos dos seres vivos para se esconder ou enganar os predadores.

Ursos, lobos e outros mamíferos carnívoros
Ursos são um dos únicos mamíferos atuais que enxergam pessoas como alimento, sobretudo o urso-polar (Ursus maritimus), mas seu hábitat isolado faz com que os ataques sejam raros.

Seres humanos são os maiores predadores do planeta, mas nem sempre para se alimentar. Vários documentários sobre o mundo animal vendem a imagem de tubarões, onças, orcas e leões como sendo os grandes predadores do planeta.

O urubu consegue comer carne em decomposição sem passar mal devido ao fato de seu estômago secretar um suco gástrico que neutraliza as bactérias e toxinas presentes na carne putrificada.

O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.

O urubu é uma ave bastante conhecida por alimentar-se de organismos em decomposição. Esse animal contribui, portanto, para a limpeza do meio ambiente.

Defesas poderosas do mundo animal

  • Porco-espinho. Esse roedor parece até bonitinho quando olhamos de longe. ...
  • Gambá Vocês já devem conhecer a fama do cheirinho nada agradável do gambá. ...
  • Ornitorrinco. Esse é um bicho bem esquisito. ...
  • Polvo. Ele é considerado um dos animais mais inteligentes que existem.

Fingir-se de morto é até estratégia simples perto de outras no reino animal.

Foi a partir de modelos computacionais que cientistas australianos provaram que o padrão de listras das zebras gera uma ilusão de ótica quando elas se movimentam. De acordo com os pesquisadores, isso nada mais é do que um mecanismo de defesa do animal frente a predadores.

hienas

A habilidade das hienas na caça é comparada a dos leões. Além disso, são uns dos poucos animais a enfrentar os leões. Quando estão em grupo, as hienas podem atacar o rei da selva. Inclusive, hienas e leões são grandes rivais na natureza.

Tubarões, lulas, pinguins, leões marinhos e até veados e alces que se aventuraram a nadar em águas com orcas fazem parte do cardápio delas. No mar, as orcas não têm um único predador natural. Seu único inimigo é o ser humano.

O peixe-leão é uma espécie que causa preocupação, pois não possui predadores naturais, pode prejudicar a biodiversidade brasileira e é venenosa.

Crocodilo de água salgada

Crocodilo de água salgada: o animal com a mordida mais forte
O detentor da mordida mais forte no mundo animal é o crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus), popularmente conhecido como crocodilo poroso ou crocodilo marinho.

2. Besouro-rinoceronte. O besouro-rinoceronte é capaz de levantar objetos que pesam até 850 vezes o seu próprio peso, o que seria equivalente a um humano de 70 kg levantando cerca de 60 toneladas.

o texugo do mel o rafael possui o título de bicho mais. destemido do mundo e não é à toa.

Golfinhos

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.