Qual o animal que pari pela boca?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

2) tilápias do Gênero Sarotherodon: desovam num ninho mas a incubação dos ovos ocorre dentro da boca de ambos os pais ou só do pai (como o Sarotherodon melanotheron). Mesmo após o nascimento, os filhotes se escondem dentro da boca!

Os lagartos são a principal espécie de animais quando se o assunto é espécies que se reproduzem sozinhas, uma vez que a maioria de suas espécies pratica a partenogênese, algumas sendo formadas apenas por fêmeas.

tanreque

O recordista é o tanreque, um animal pequeno (mede até 40 centímetros) que se parece com um rato, só que não tem rabo. A fêmea pode ter até 32 filhotes de uma só vez.

Peixes ovíparos
A reprodução ovípara é bem comum entre as espécies dos peixes, pois mais de 90% deles nascem por meio de ovos. Aliás, esse é também o processo pelo qual passam outros animais do reino animal, como répteis, anfíbios, moluscos, aves e alguns aracnídeos, além de boa parte dos insetos.

No caso dos peixes ovíparos, a fecundação é interna.
O macho possui um órgão copulador que introduz os espermatozóides no corpo da fêmea. A fêmea então fecunda os óvulos que posteriormente são expelidos para terem seu desenvolvimento no meio externo, na água.

Entre os incubadores bucais, depois do acasalamento, o macho fertiliza os ovos e, em seguida, recolhe-os na boca, protegendo-os até que choquem no ponto em que os filhotes podem nadar para se defenderem sozinhos.

Psychrolutes marcidus vive a grandes profundidades no Oceano Pacífico.

Os Platis são peixes alegres e nem um pouco tímidos. São inúmeras as variedades de cores e de formatos de nadadeiras dos platis. É um dos peixes mais populares entre os aquaristas. O nome popular foi dado devido à sua classificação inicial, que era Platypoecilus maculatus, em grego, plati é chato.

Outro animal que experimenta um parto violento é o porco-espinho. A maioria dos bebés sai do canal do parto sem complicações. Mas, em alguns casos, uma orientação fetal incorreta significa que a mãe pode ter que lidar com os espinhos apontados para o canal de parto. As hienas também têm um parto muito complicado…

javali

125. Qual é o animal que não vale mais nada? Resposta: O javali.

A partenogênese, o fenômeno dos partos virgens no mundo animal, já é conhecida. Alguns são assexuados e não precisam de machos para engravidar (algumas espécies de lagarto, por exemplo).

Os cisnes criam laços duradouros com o seu parceiro e, depois da sua morte, nunca voltam a procurar outro companheiro.

Os castores são geralmente animais fiéis ao seu parceiro e, sobretudo, ficam juntos a tomar conta dos filhotes, como verdadeiros pais devotos. Ao contrário do que acontece com alguns pinguins, por exemplo, os casais de castores não se costumam separar depois dos filhotes se tornarem independentes.

Muitas das espécies de peixes chamadas de 'vivíparas de aquário' são, na verdade, ovovivíparas em seu estado natural. Entre elas, encontramos alguns peixes altamente valorizados em aquários, tais como: Guppy. Peixe-agulha.

"O peixe precisava copular de lado, como numa espécie de dança, em que as barbatanas serviam para dar apoio enquanto o macho introduzia seu membro na fêmea", diz Long. Curiosamente, essa forma de reprodução não durou. Os pesquisadores acreditam que o Microbrachius voltou a utilizar a inseminação externa.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Peixes que produzem o ovo dentro deles, já fecundado. O peixe se desenvolve e eclode dentro da fêmea antes de sair. É o mais incomum entre os três tipos. Exemplos: Algumas Arraias e Tubarões.

Depois de alguns dias sendo incubados dentro da boca da mãe, os ovos eclodem e nascem as larvas de peixes chamadas alevinos. Em Biologia, larva é o termo para indicar qualquer indivíduos em fase de desenvolvimento.