Qual o animal mais próximo dos dinossauros que existe hoje na Terra?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Em termos evolutivos, os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros, e vivem nos rios das Américas, África, Ásia e Austrália, com origem há cerca de 230 milhões de anos.

O clado Dinosauria abrange dinossauros, sendo os pássaros os únicos “dinossauros” existentes atualmente e tendo o grupos dos crocodilianos (exemplos: jacarés e crocodilos) como os seus parentes mais próximos.

Trilobites

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

A comparação entre proteínas encontradas em um fóssil de tiranossauro rex e material coletado de 21 espécies de animais existentes no mundo atual indicam que o gigantesco predador pré-histórico tem como parentes vivos mais próximos as a aves, como galinhas e avestruzes e, como primos mais distantes, os jacarés.

Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal.

Conheça oito deles agora:

  • Arara-vermelha. Os casais de araras-vermelhas-pequenas, também chamadas de araracangas, podem passar a vida toda juntos. ...
  • Castor-europeu. ...
  • Pinguim-imperador. ...
  • Cisne. ...
  • Gibão. ...
  • Lobo. ...
  • Coruja. ...
  • Águia-careca.

vespa-do-mar

o animal mais perigoso do mundo é a vespa-do-mar, é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano. É o mosquito. Vivendo em África sei muito bem o que padecer com a malária, com a dengue e tudo mais...

dickinsonia

Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo. Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.

Mokele-mbembe – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os dinossauros foram extintos dezenas de milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie. E recriá-los, ao menos com o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, é impossível. O maior motivo é que o DNA é uma molécula que não envelhece bem.

Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável. “Estudos recentes mostraram que, a cada 521 anos, o DNA perde metade da sua informação. Isto é, metade da sua sequência de nucleotídeos é degradada.

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer.

O animal fossilizado foi identificado como um Arthropleura. Estima-se que viveu a 326 milhões de anos atrás, 100 milhões de anos antes da ascensão dos dinossauros. Conforme os pesquisadores, a criatura tinha aproximadamente 55 centímetros de largura e até 2,63 metros de comprimento, pesando 50 kg.

Abaixo, conheça 9 dos dinossauros mais aterrorizantes que já viveram.

  • Abelisaurus. Mesmo com fósseis escassos que evidenciem características dessa espécie, somente o seu crânio foi encontrado. ...
  • Acrocanthosaurus. ...
  • Allosaurus. ...
  • Carnotaurus. ...
  • Deinonychus. ...
  • Dilophosaurus. ...
  • Spinosaurus. ...
  • Tarbosaurus.

Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro. Enquanto o espinossauro tem tamanho equivalente aos dois terópodes anteriores, menor peso e uma mordida mortal, poderá ser, por fim, o maior carnívoro que já existiu!

De acordo com um estudo sobre evolução realizado pelas Universidades Harvard e Estadual da Carolina do Norte, a comparação entre proteínas descobertas em um fóssil de Tiranossauro rex mostra que os gigantes pré-históricos possuem, entre seus parentes vivos mais próximos, aves como galinha e avestruz.