Qual o animal mais antigo vivo hoje?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Jabuti

Jabuti. Nascido por volta de 1832, Jonathan, o jabuti, deve completar 190 anos em 2022 e é o animal terrestre vivo mais antigo conhecido hoje. Em sua vida, Jonathan presenciou duas guerras mundiais, a Revolução Russa, sete monarcas no trono britânico e 39 presidentes dos EUA.

Tubarão-da-Groenlândia
O fato de ser cego e lento já entrega um pouco a sua idade, afinal de contas, ele consegue viver mais de 500 anos tranquilamente. Você sabia que já foi encontrado um desses animais que tinha 392 anos?

Dickinsonia

Dickinsonia, o primeiro animal do mundo, pertence a um período histórico que começou há 635 milhões de anos. A dickinsonia é uma das criaturas correspondentes ao período Ediacarano, que começou há 635 milhões de anos. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adiciona.

Mas nem a baleia nem a tartaruga detêm o título de animal com a maior expectativa de vida da Terra. Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

O animal mais raro do mundo habita a China e o Vietnã. A tartaruga rara ficou conhecida em 1873 pelo especialista do Museu Britânico John Edward Gray. Ela foi nomeada como Oscaria swinhoei, descrita como a mais bonita espécie que Gray já havia visto na época.

Até os anos 90, a sequóia General Sherman, na Califórnia – com 83 metros de altura – era o maior ser vivo conhecido no planeta. A baleia azul é o maior animal da Terra: chega a medir 30 ... Álamos tremulantes da Floresta Nacional Fishlake, em Utah, nos Estados Unidos, constituem o maior organismo vivo do planeta.

Ming, um molusco oceânico da espécie Arctica islandica, foi inicialmente pensado para ter 402 anos de idade. Mas os cientistas que o encontraram em um fundo do mar perto da Islândia, em 2006, agora dizem que uma análise mais aprofundada revelou que o molusco tinha incríveis 507 anos quando foi descoberto.

dickinsonia

Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo. Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.

Turritopsis dohrnii

Turritopsis dohrnii: a água-viva imortal. A chamada água-viva imortal — ou, para usar seu nome científico, Turritopsis dohrnii — vive em águas marinhas.

elefante-africano

O elefante-africano é considerado o animal terrestre mais forte do mundo em força absoluta.

O jornal científico “Zookeys”, publicado nesta quinta-feira (15), traz um artigo que demonstra a descoberta de uma nova espécie animal: o olinguito. Apesar de novos insetos e anfíbios serem descobertos com certa frequência, este é o primeiro mamífero carnívoro descoberto em 35 anos no Hemisfério Ocidental.

Os parentes antigos das capivaras viveram no Sul do país há 225 milhões de anos. As descobertas foram publicadas na revista científica Journal of Anatomy, no dia 6 de setembro.

Ancestrais gigantes dos rinocerontes, mastodontes, mamutes, tigres-dentes-de-sabre e preguiças gigantes foram algumas das feras que ocuparam o planeta depois dos dinossauros.

pinheiros bristlecone

Durante décadas, os pinheiros bristlecone, que podem viver até 5 mil anos, foram considerados os seres vivos mais antigos do planeta.

75 anos

A atual expectativa de vida no Brasil é de 75 anos. Mas, imagine só viver o dobro de tempo! Um grupo de pesquisadores de Singapura afirma ter descoberto a expectativa de vida máxima dos seres humanos. Com a saúde em perfeito estado, pessoas podem viver entre 120 e 150 anos.

guepardo

Realmente, o guepardo é um animal rápido, conseguindo alcançar a velocidade máxima de 120 km/h. Porém, ele não é o animal mais rápido do mundo. Isso porque esse título é usado pelo Falcão-peregrino, um tipo de ave que chega a voar mais que o dobro da velocidade desse felino: 320 km/h.