Qual o ângulo de Cobb normal?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

"Em uma coluna normal este procedimento produzirá duas linhas paralelas, com um ângulo de '0"

A avaliação e mensuração de ângulos nas radiografias são práticas frequentes Ortopedia. O método de Cobb1 avalia a intensidade da deformidade angular em escolioses e é o método mais mencionado na literatura para a avaliação da Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA).

É considerado o “padrão ouro” ortopédico para a avaliação da escoliose. O ângulo Cobb foi descrito pela primeira vez em 1948 pelo Dr. John R Cobb. Uma escoliose é definida como uma curvatura tridimensional da coluna vertebral com um ângulo Cobb de 10 ° ou mais.

Escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras, e afeta cerca de 3% dos brasileiros. Casos leves podem não afetar a vida diária. Mas os casos graves podem ser dolorosos e limitar a atividade normal. A condição não decorre de maus hábitos posturais.

Ângulo de Cobb
Uma curvatura de até 10° deve ser observada, curvas até 25° são tratadas com exercícios específicos diariamente, à partir de 25° até 50° é necessário associar ao uso do colete ortopédico tridimensional e curvas acima de 50° possuem indicação cirúrgica.

ultrapassar 20º (vinte) graus Cobb.

Sinais físicos que, normalmente, podem evidenciar uma escoliose

  1. A cintura pode parecer desigual;
  2. Os ombros ou os quadris se mostram assimétricos;
  3. Um lado da caixa torácica ou uma perna pode parecer menor que a outra;
  4. O corpo se inclina mais para um lado.

Geralmente, uma curva é considerada significativa se for maior que 25 a 30 graus. Curvas superiores a 45 ou 50 graus são consideradas mais graves.

Não existe um valor exato de normalidade, mas sim uma variação esperada para a lordose lombar. Para a maioria dos indivíduos, este valor se situa entre 35 e 70 graus. Valores acima desta angulação são chamados de hiperlordose lombar e os abaixo, de hipolordose ou retificação lombar.

A escoliose é detectada através de exame postural e por exame específico, sendo o mais comum, o realizado com raios X. Através desse exame é possível localizar a altura da escoliose, ou seja, sua localização na coluna e sua angulação.

Tratamento para Escoliose

  • 1 – Aviãozinho. Mantenha-se em pé. Em seguida, flexione o tronco para frente, com os braços abertos na direção dos ombros e uma perna elevada para trás. ...
  • 2 – Prancha Lateral. Exercício excelente de fortalecimento do abdômen. ...
  • 3 – Perdigueiro. Exercício que trabalha a coordenação e a musculatura.

Em outras palavras: a principal característica da escoliose é a presença de uma curvatura lateral no plano tridimensional do movimento (esquerda/direita, frente/costas e ao redor do próprio eixo pela rotação de uma vértebra) o que lhe confere a aparência de um C (uma só curvatura) ou de um S (mais de uma curvatura).

Escoliose Torácica — quando a curvatura localiza-se na parte média da coluna. Escoliose Lombar — quando a curvatura se localiza na parte inferior da coluna. Escoliose Toracolombar — quando vai desde a parte inferior à superior. Escoliose Combinada — apresenta 2 ou 3 curvaturas, em cada região da coluna.

São angulos usados para acompanhamento de certos tipos de escoliose,usados onde há deformidade. Deve apresentar as radiografias para o especialista para que ele mesmo trace os angulos que deseja.

As principais formas de tratamento que podem ser utilizadas para a escoliose são: 10-25 graus: Fisioterapia; 25-45 graus: Colete ortopédico para escoliose e fisioterapia. Acima de 45 graus: Cirurgia na coluna.

O que pode piorar a escoliose? A falta de tratamento adequado pode ser crucial para a piora da escoliose. Nesse sentido, o portador tem grandes chances de ter muita dor nas costas, no pescoço, na lombar e comprometimento do nervo ciático, provocando dores que vão para as pernas.

Em muitos casos, os pacientes adultos sentem dor em outras áreas além das costas, como pés, joelhos, quadris, pernas, pescoço e dores de cabeça; esses efeitos são sentidos por causa do desalinhamento da coluna vertebral na parte inferior do corpo.

A maior incidência é do tipo idiopático, que geralmente está ligada a fatores como genética, má postura e sedentarismo. A escoliose idiopática pode acometer aquelas pessoas que ficam muito tempo sentadas ou deitadas com a coluna torta.

Quando o colete para escoliose é indicado? No caso da escoliose idiopática, quando já diagnosticada por um especialista em coluna, o colete é indicado quando o ângulo de curvatura é de 20 a 45 graus de acordo com o teste conhecido como ângulo de Cobb ou que se apresente em progressão acima desse nível.

Continuar lendo Qual é o totem de Cobb?