Qual o ângulo da agulha na via subcutânea?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º.

Para as agulhas com comprimento de 4 e 5 mm, recomenda-se o ângulo de 90 graus. Já para as agulhas de 6 e 8 mm, o ângulo poderá variar entre 90 e 45 graus e para os comprimentos maiores que 8 mm, deve ser feito o ângulo de 45 graus.

Via subcutânea é aquela que permite a injeção de um medicamento diretamente no tecido subcutâneo. Como o nome sugere, esse tecido fica abaixo da camada superficial da pele (a derme) e acima do tecido muscular.

Intravenosa – Essa é aquela injeção que geralmente os profissionais de Enfermagem aplicam quando o paciente necessita tomar soro e é preciso atingir a veia. Ela deve ser aplicada com 25 graus de inclinação e atinge a segunda camada, logo abaixo da nossa pele.

Intramuscular – Esse tipo de injeção é aplicada em uma posição de 90 graus.

Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.

O volume de uma injeção subcutânea é, em geral, de até 1,5ml.

Inserir a agulha com a mão dominante no ângulo de 90º para adultos e 45º para crianças, mantendo a prega cutânea durante toda a aplicação do medicamento. Injetar lentamente o conteúdo da seringa. Retirar a agulha realizando movimento único, rápido e firme.

São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

A aplicação de medicamentos por via subcutânea é indicada quando não se objetiva uma absorção muito rápida pelo organismo, bem como para aplicação de medicamentos específicos como insulina, adrenalina, ou vacina anti-rábica.

Essa injeção no tecido subcutâneo (hipoderme) resulta em uma absorção lenta, contínua e segura pelos capilares sanguíneos.

Entretanto, dentre os fármacos incompatíveis com a via subcutânea estão: o diazepam, a fenitoína e a clorpromazina, por provocarem necrose tecidual (14-19).

Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa? Na verdade, os termos são sinônimos, pois ambos descrevem a aplicação de um composto diretamente na veia do paciente. Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa.

Preste atenção, a Via Endovenosa (EV) é também chamada de Intravenosa (IV) A administração do medicamento pode ser realizada por uma única dose até uma solução por infusão contínua. Essa via é indicada em situações de emergência.