Qual o ambiente que a borboleta vive?

Perguntado por: rnovais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

As borboletas, com exceção dos desertos áridos e da Antártida, são facilmente encontradas por quase todo o planeta Terra. Outra característica desses belos animais são seus hábitos de vida diurnos, o que faz com que possamos apreciá-las diariamente em diversas regiões.

Animal invertebrado pertencente ao Filo Arthropoda e a Classe Insecta. Apresenta o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, com seis patas, duas antenas e dois pares de asas. Realiza metamorfose completa em seu ciclo de vida.

Para se alimentar, todas as borboletas usam uma estrutura chamada de espirotromba. Esse é um órgão do aparelho bucal das borboletas que funciona como um “canudinho”. Normalmente, elas os mantêm enrolados e desenvolvem quando vão sugar algum alimento.

As borboletas dormem, quer sós, como em grupo.
Um grupo de borboletas pode-se reunir em arbustos ou pendurar-se debaixo das folhas das plantas. Quando permanecem juntas, podem criar calor entre elas, o qual é essencial para a sua sobrevivência.

Néctar e pólen: como a borboleta se alimenta de néctar e pólen de flores, ela pode ser considerada um agente polinizador. Assim, ao se aproximar de uma planta atrás de um lanchinho, ela espalha pólen pelo jardim, contribuindo para o nascimento de novas plantas.

Então aqui temos 8 curiosidades sobre as borboletas:
As antenas percebem os cheiros. Podem viver por poucos dias ou semanas. Seu tamanho pode variar de milímetro a centímetros. Podem percorrer longas distâncias.

As borboletas são grandes polinizadoras de plantas e colaboram com os ciclos de nutrientes presentes no ambiente, dois processos que são fundamentais para a vida na Terra. Além disso, as borboletas servem de alimento para diversos animais.

A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago). Os estágios imaturo e adulto são completamente distintos, o que caracteriza uma metamorfose completa.

Vanessa cardui: 15 – 29 dias

Vanessa cardui, conhecida pelos nomes comuns de borboleta-bela-dama e vanessa-dos-cardos, é uma espécie de lepidóptero ditrísio da família Nymphalidae. É a uma das borboletas com mais larga distribuição geográfica, encontrando-se em todos os continentes, com excepção da Antárctida.

Borboletas geralmente reproduzem-se sexuadamente. No entanto, algumas podem dar origem a novos indivíduos por meio da partenogênese. Os ovos são lançados aleatoriamente no solo ou, mais frequentemente, são depositados em locais nos quais há grande oferta de alimentos para as lagartas.

Parece que esses animais têm dois olhos. Na verdade, assim como outros insetos, têm olhos compostos: em outras palavras, são milhares de pequenos olhos. As borboletas podem sentir sabor com suas patas, com sensores que tem ali.

Quando já desenvolvidas, a alimentação da borboleta pode consistir em pólen e néctar, seiva de árvores, estrume de animais, sal e suor, e frutas em decomposição, tais como banana, maçã, melancia, etc.

O tom laranja com listras pretas é determinante nessa espécie que prevalece nos Estados Unidos. As monarcas (Danaus plexippus) são espécies muito conhecidas por serem venenosas. Essa toxicidade está bem definida em suas cores chamativas, que já acionam na lembrança dos predadores que elas não são nada saborosas.

Acredita-se ainda que os nossos anjos da guarda ou guia espiritual venham se comunicar conosco por meio das borboletas. Então, sempre que vir uma borboleta perto de você, fique atenta aos sinais – pode ser sinal de que seu anjo está te enviando uma mensagem.

As borboletas gostam de calor. Tente escolher os locais onde o sol bate para cultivar suas plantas. As borboletas também precisam de espaço para voar, então crie um canteiro cheio de plantas ricas em néctar ao lado de uma área aberta de pátio ou gramado.

Quando chove, procuram proteção debaixo de árvores e arbustos. A espécie está ameaçada devido à destruição de seu hábitat: o Cerrado e a Mata Atlântica.

AS BORBOLETAS NÃO DORMEM, ELAS APENAS PRECISAM REPOUSAR PARA RECUPERAR A ENERGIA GASTA NA PROCURA POR ALIMENTO. PROCURAM AS FOLHAS E GALHOS QUE POSSAM LHES SERVIR DE ABRIGO E PERMANECEM POUSADAS, PASSANDO DESPERCEBIDAS DOS SEUS PREDADORES.

margaridas

As margaridas são flores de diversos tipos e cores, todas elas são muito atrativas para joaninhas, lagartas e borboletas.

As borboletas precisam do néctar produzido pelas flores e, geralmente, são atraídas pelas espécies que possuem cores vivas, como vermelho e laranja, e com odor suave.

Insetos voadores que vão para a luz, como mariposas, vaga-lumes, abelhas ou borboletas, são atraídos por dois motivos: Eles confundem a luz artificial com a luz da lua, que é a luz que lhes permite se orientar. Para os insetos, uma fonte de luz é o sinal de que o caminho está livre.