Qual o alimento que dura para sempre?

Perguntado por: lbotelho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

A resposta é, sim, vários.

  • Mel. Em 2015, arqueólogos relataram que encontraram mel de três mil anos enquanto escavavam túmulos no Egito e era perfeitamente comestível. ...
  • Legumes secos. ...
  • Molho de soja. ...
  • Vinagre. ...
  • Arroz branco. ...
  • Chocolate amargo. ...
  • Açúcar e sal.

Armazenar em sacos com absorvedores de oxigênio (exceto para sal e açúcar) e mantê-los em um local fresco e seco, longe da luz direta do sol, ajudará drasticamente a manter esses alimentos durando muito tempo.

8 alimentos que duram (quase) para sempre

  • Mel. Em 2015, arqueólogos relataram que encontraram mel de três mil anos enquanto escavavam túmulos no Egito e era perfeitamente comestível. ...
  • Legumes secos. ...
  • Molho de soja. ...
  • Vinagre. ...
  • Arroz branco. ...
  • Chocolate amargo. ...
  • Açúcar e sal.

Sal. O sal é outro alimento que não tem data de validade. Ele pode ser armazenado em local seco, fresco e lacrado por anos e anos, sem jamais perder seus nutrientes e, claro, sua capacidade de salgar.

dois anos

Normalmente, o prazo de validade do mel vendido nos mercados é de dois anos, pois após esse período pode haver, por exemplo, alterações em sua consistência, coloração, aroma e sabor. No entanto, o produto pode durar muito mais do que dois anos se bem conservado.

Mantenha sempre seus suprimentos em um local fresco, de preferência seco e escuro. Nunca guarde nada (especialmente latas) no chão de cimento. Essas serão mais propensas a ferrugem. Existem quatro fatores que contribuem para a duração de seus itens de armazenamento de alimentos: luz, temperatura, umidade e oxigênio.

8 alimentos que não precisam ser guardados na geladeira

  1. 1 Melão. O alimento precisa ser deixado do lado de fora para amadurecer corretamente. ...
  2. 2 Tomate. Para conservar o sabor e impedir seu rápido amadurecimento, o fruto se encaixa melhor fora da geladeira. ...
  3. 3 Batata. ...
  4. 4 Cebola. ...
  5. 5 Pão. ...
  6. 6 Mel. ...
  7. 7 Café ...
  8. 8 Manjericão.

Embora não estudados, o açúcar, sal, bicarbonato de sódio (essencial para por os grãos de molho) e vitamina C em comprimidos também armazenam bem a longo prazo. Alguns alimentos básicos precisam de rotação mais frequente, como óleo vegetal a cada 1 a 2 anos.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

A vida útil do arroz varia.
Segundo a Healthline, antes de cozinhado, o arroz branco pode durar até dois anos se mantido a temperatura ambiente, enquanto que o arroz integral dura cerca de seis meses. Congelar aumenta a sua vida útil. Já o arroz cozinhado deve ser refrigerado e conservado até cerca de quatro dias.

Segundo a publicação de Aline Tavares para UOL, em 06 de março de 2018, este alimento pode ser congelado durante um período de 3 meses. No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias.

6 dias

ARROZ BRANCO (cru, em grãos, ainda na embalagem fechada)
Quanto tempo dura na despensa: indefinidamente, se conservado em embalagem apropriada. Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético.

Lembre que 1 kg de sal iodado é suficiente para suprir uma família de 4 pessoas durante 50 dias.

Em geral, o café em si não é um produto que pode desenvolver mofo ou atrair microrganismos com facilidade. E, certamente, tomar um café vencido não afetará sua saúde. O inimigo mesmo é a oxidação, pois o processo da perda aromática e sensorial é iniciado após o contato com o oxigênio.

Segue uma lista de produtos não perecíveis que você pode doar sem medo:

  1. Arroz. O arroz é um dos cereais mais consumidos no mundo e não costuma faltar no cardápio dos brasileiros. ...
  2. Feijão. Para acompanhar o arroz no almoço, não pode faltar feijão, não é mesmo? ...
  3. Macarrão. ...
  4. Açúcar. ...
  5. Sal. ...
  6. Farinha. ...
  7. Óleo de cozinha. ...
  8. Produtos enlatados.

A população mundial em situação de insegurança alimentar aguda passou de 135 milhões em 2019 para 345 milhões, e atualmente 845 milhões de pessoas no planeta ainda carecem de alimentação adequada. E o quadro pode se tornar ainda mais sério.

Existe algum alimento comestível que não seja vivo (feito de coisas vivas)? Se considerares o sal e a água como alimentos, sim. De resto, todos os nosso alimentos vêm de seres vivos animais ou vegetais.

Mel, um aliado para o sono
O que acontece é que o mel tem alguns componentes que ajudam e favorecem o sono de forma natural. Segundo estudos realizados, seu teor de Ômega 3 ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga. Muitas vezes, comentamos: “Estou tão cansado que sou incapaz de dormir”.

Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre. Mas seus benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante.

Mel e água em jejum
O alimento também promove a limpeza do trato digestivo e combate de parasitas, auxílio na limpeza do organismo, melhora na função intestinal ajudando com o intestino lento e destruição de microorganismos.