Qual o alimento mais rico em estrogênio?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

Avelã; Nozes; Castanha-da-Índia; Sementes de linhaça (um dos alimentos que mais contêm estrogênio natural);

Alimentos como abóbora, alcachofra, aveia, banana, espinafre, oleaginosas, chocolate 70% cacau, semente de abóbora. Caso você leitora, tenha facilidade em ganhar peso, recomenda-se a suplementação destas vitaminas, minerais e aminoácidos com produtos manipulados.

Por outro lado, a deficiência nos níveis de estrogênio pode ter diferentes causas, porém a mais comum é a chegada da menopausa, quando a mulher para de ovular . Nessa situação, a baixa produção pode acarretar sintomas nada agradáveis.

O tratamento de reposição hormonal na menopausa é realizado principalmente de 2 maneiras:

  1. Via oral: através do uso de comprimidos.
  2. Via percutânea: a partir do uso de adesivos colados na pele ou cremes vaginais.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

Assim, nos últimos anos, vem crescendo a utilização dos fitoestrógenos, em especial a isoflavona, abundante na soja. Desta forma, uma alternativa para fazer a reposição hormonal de forma natural na menopausa é consumir regularmente alimentos como soja, sementes de linhaça e o inhame.

Colágeno
O colágeno é a principal proteína dos músculos. Como sua produção pelo corpo reduz com o passar dos anos, é recomendado como suplemento feminino para ganho de massa muscular principalmente após os 30 anos. Seu consumo auxilia a evitar a perda muscular, formação de novos músculos, além de força e resistência.

Chia, linhaça moída e biomassa de banana verde são campeãs nesse elemento essencial para a saúde. As crucíferas (couve, brócolis, couve-flor) também são aliadas, pois têm fitoquímicos que ajudam a bloquear a produção do mau estrogênio.

Alguns alimentos como amêndoas, soja, alho e pistache, contêm fitoestrogênios, que são compostos semelhantes com os estrogênios humanos e que, por isso, exercem uma função similar.

Sinais de distúrbios hormonais
Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

Ciclos irregulares ou ausência. Pele seca. Oscilação de humor. Falta de libido e secura vaginal.

Na menopausa, a produção do estrogênio cai e, como consequência, a vagina se torna mais seca e aparecem condições como as ondas de calor e a diminuição de libido.

Tendo em vista que quanto mais distante da entrada na menopausa, maiores as chances de desenvolvimento dos efeitos colaterais. Utilização preferencial do estrogênio natural (valerianato de estradiol ou estradiol) e progesterona micronizada.

Frutos-do-mar e peixes em geral são ricos em zinco. Esse mineral auxilia na síntese dos hormônios responsáveis por regular as funções ovarianas, principalmente o estrogênio.

Mesmo assim, dados científicos demonstram que a ingestão do inhame pode levar à melhoria dos sintomas da pós-menopausa". Estudos realizados com animais mostraram que a ingestão do inhame causa diminuição da perda óssea associada à menopausa.

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

estrógeno

“A linhaça e a folha de amoreira são citadas na literatura, pois contêm grandes quantidades de fitoestrógenos, que são moléculas que possuem o efeito do hormônio estrógeno no organismo e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa”, explica Bruno.

Chá de amora para menopausa e menstruação
O chá da folha de amora também é utilizado para aliviar sintomas da menopausa, como as ondas de calor, e da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas, nas frutas vermelhas.

Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa. Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase da vida que acontece de modo natural na vida da maioria das mulheres.

Frutas e vegetais x menopausa
Também, no caso das frutas, optar pelas cítricas e as vermelhas é o recomendado. Os sintomas que apresentaram maior melhora foram os calores típicos da menopausa e a dificuldade para dormir.

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais, como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, pois possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.