Qual o alimento mais calórico que existe?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

1. Manteiga de amendoim. A manteiga de amendoim é um alimento rico em calorias feito de amendoim, óleos vegetais, sal e açúcar. Uma única colher de sopa de manteiga de amendoim contém cerca de 100 calorias.

Doces com muito açúcar, leite condensado, manteiga, creme de leite, chocolate/achocolatado e óleo são mais calóricos e, portanto, podem engordar mais facilmente, se estiverem dentro de uma alimentação desequilibrada e sem a prática regular de atividades físicas.

O Quadruple Bypass Burger (Ponte de Safena Quádrupla, em bom portugês) ganhou o recorde mundial e foi parar no Guinness Book por ter quase 10 mil calorias e pesar 1,36 kg.

Meio quilo de peito de frango equivale a 500 calorias! Isto quer dizer que em 100gr encontramos 100 calorias. Mais uma vez, a porção ideal para este tipo de alimento é de uma palma aberta da tua mão.

Os alimentos que engordam mais são os fritos e congelados. Eles contêm muitas calorias e gorduras saturadas, o que pode aumentar o seu peso e até mesmo causar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, outros alimentos que engordam são aqueles ricos em açúcar.

Assim como o açaí, o coco é uma das frutas mais calóricas do nosso dia a dia. Devido ao seu alto teor de gorduras, uma porção de 100 gramas tem 266 calorias, o que pode se tornar um obstáculo quando o seu objetivo é perder peso.

Agora, se o desejo é fazer as pazes com a balança, melhor ficar com a banana-maçã, que possui menos carboidratos e boas doses de fibras solúveis, substâncias que promovem saciedade. Só não dá para exagerar. Apesar da penca de benefícios, a banana – não importa o tipo – carrega mais calorias do que a maioria das frutas.

Então quais os vegetais e frutas que mais contribuem para o aumento de peso? Os cinco que mais engordam são o milho, as ervilhas, as batatas, as cenouras e o repolho.

380 calorias

O valor calórico médio desse tipo de alimento é 380 calorias. Como a ideia é substituir uma refeição, pode não parecer muito, mas, se pensarmos em hábitos alimentares saudáveis, esse tipo de macarrão não é indicado.

Biscoitos integrais. Em uma quantidade acima de quatro unidades, esses pequenos podem ser inimigos de qualquer dieta. Outro aparente aliado da dieta, mas que pode se tornar um inimigo da silhueta fininha, é o biscoito integral.

Para quem precisa engordar
Por outro lado, quem precisa engordar pode aumentar as porções do mingau de aveia e completar a receita com leite em pó e mais frutas como morango, maçã e framboesa. Outra opção é adicionar oleaginosas como nozes e amêndoas que são alimentos calóricos, mas saudáveis.

Normalmente, o baixo peso está associado à desnutrição e pode também estar ligado a outras causas, como consumo excessivo de álcool, uso de drogas, transtornos mentais (ansiedade, depressão e outros), transtornos alimentares e outras doenças.

Escolha alimentos ricos em nutrientes
Como parte de uma dieta geral saudável, escolha pães integrais, massas e cereais, azeite de oliva, frutas e vegetais, lacticínios, fontes de proteína magra, além de sementes, nozes e castanhas, que são fontes de gorduras boas e ajudam a engordar.

Arroz branco comum: cerca de 130-150 calorias. Arroz integral: cerca de 110-120 calorias. Arroz basmati: cerca de 120-140 calorias. Arroz selvagem: cerca de 100-120 calorias.

Mas, em última análise, não há uma quantidade precisa de calorias. A Organização Mundial da Saúde estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2.000 e 2.400 calorias por dia. Mulheres em torno de 2.000 e homens em torno de 2.400.

Para fazer a dieta de 1000 calorias é recomendado comer pequenas porções de alimentos, distribuídas em 5 a 6 refeições por dia, optando por alimentos saudáveis, como frutas e legumes frescos, cereais integrais, leguminosas, proteínas magras e tubérculos.

Vegetal cru, folhas verdes: Acelga; agrião; alface; almeirão; chicória; espinafre; rabanete; repolho; tomate; taioba; pepino. Vegetal cozido: Abóbora; abobrinha; berinjela; beterraba; brócolis; cenoura; couve-flor, chuchu; jiló; nabo; pimentão; quiabo; vagem.

Proteínas magras, como tofu, peixes de carne branca, frutos do mar, frango ou ovos; Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, quinoa ou milho; Leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico ou soja em grãos.

Vitamina B1: a deficiência da vitamina B1 está associada ao aumento do gasto energético e a diminuição do apetite. Por isso, a suplementação com a vitamina B1 é uma ótima opção para corrigir a deficiência do nutriente no organismo, estimulando, assim, a fome.

Incluir proteínas em todas as refeições
As proteínas estão presentes em alimentos como carnes, frango, peixe, ovos, queijos e iogurtes, sendo importante fazer lanches com combinações eficientes como sanduíche de frango e queijo com pão integral ou torradas com queijo e iogurte.