Qual o algodão mais caro?

Perguntado por: efelix9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Além disso, o algodão Pima é geralmente mais caro do que o Tangüis, devido em parte à sua exclusividade e ao processo de cultivo delicado. Ainda, é principalmente utilizado em vestuário de luxo, enquanto o Tangüis é frequentemente usado na produção de tecidos acessíveis, como roupas casuais.

Devido às suas características diferenciais, o Pima é considerado um tipo de material mais nobre, por isso, costuma ter valores mais altos em relação ao algodão tradicional. No entanto, isso pode representar também um melhor custo benefício, principalmente quando falamos em roupas de cama.

Algodão Egípcio X Algodão Pima
A grande diferença do algodão egípcio e o algodão pima é a região em que eles são cultivados.

O algodão produzido em Roraima é o segundo melhor do mundo, só perdendo para o egípcio.

Em se tratando de fibras de algodão, a malha confort é o que há de melhor: tipo exportação (e por isso, mais cara), é uma malha mais macia e durável do que as de fio 24 e 30.

Além do convencional, existem outros tipos de algodão: orgânico, responsável, colorido naturalmente e agroecológico. Cada um deles tem suas particularidades na produção e é isso o que você vai aprender neste artigo.

premium cotton
Este processo faz com que o fio seja “cuidado” e preservado assim como a natureza. Somente 3% do algodão produzido no mundo possui fibras extra longas portanto pode ser classificado como “premium”.

Porém, a escrita “100% algodão” significa que o tecido não é misturado e é feito de um produto natural composto por fibras colhidas na planta que fornece resistência, maciez e conforto ao produto. Por um lado, esse tecido é resistente o suficiente para durar muitas lavagens, mas, por outro lado, ele é biodegradável.

O Cotton Egípcio Nilo é uma malha com elastano clássica que garante conforto, ele possui em sua base o algodão Egípcio que se caracteriza por suas fibras longas e finas. Isso faz com que resulte em um toque delicado e volume acentuado, além de um brilho sutil, natural que realça as cores.

O algodão egípcio tem sua colheita feita manualmente, enquanto os outros tipos de algodão são extraídos por maquinário. Por isso, o processo é responsável por preservar as características da fibra, permitindo um fio mais macio e cheio de brilho.

O algodão peruano ou também conhecido como pima é natural dos vales de uma pequena região ao norte do Peru e é considerado um dos melhores do mundo. As condições do solo, clima e colheita fazem com que a planta cresça com fibras extra-longas e mais finas do que as de outros algodões.

O algodão egípcio possui fibras brancas e extralongas de alta resistência e alto comprimento (de 36 mm a 42 mm). Na indústria da moda, o Pima peruano é considerado o melhor do mundo.

No entanto, comparados com algodão egípcio e algodão orgânico, podemos destacar uma variedade de diferenças. Como explicamos anteriormente, o algodão egípcio destaca-se pela sua extrema qualidade, refletida na sua suavidade e resistência, e pela sua elevada contagem de fios no tecido.

PIMA é um tipo de algodão
As fibras dele são mais longas e finas do que as do algodão comum, o que significa que precisam de menos emendas. Além disso, esse algodão é mais leve, mais macio e tem caimento mais fluido e solto do que o tradicional.

Sapezal

Situado no interior de Mato Grosso, Sapezal é o município com a maior concentração de algodão produzido em uma única localidade, sendo responsável por 14% do total nacional.

A Região Centro-Oeste é a maior produtora (74% do total nacional) e Mato Grosso e Bahia, os principais estados de produção (90% do total).

Tipos de algodão: conheça os principais

  • Algodão egípcio. A produção do algodão egípcio está centralizada em alguns países africanos, como Egito e Sudão. ...
  • Algodão pima. O algodão pima é produzido em vales áridos da Califórnia, Arizona e Peru, e requer condições irrigadas. ...
  • Algodão acala. ...
  • Algodão upland ou anual.