Qual o alfabeto mais curto do mundo?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Rotokas, uma língua falada na Papua-Nova Guiné, tem apenas 11 letras, o que o torna o alfabeto mais curto da Terra.

O alfabeto é só um, mas a maneira como cada língua usa as letras varia muito pelo mundo fora. O inglês, como sabemos, usa apenas as letras, sem mais sinais — embora, na verdade, isto seja muito enganador: é uma língua que tende a preservar os sinais que vêm com as palavras que engole, como no caso de façade.

Hangul consiste em apenas 24 símbolos, dos quais 10 são vogais e 14 são consonantes. Mas, embora o sistema de escrita seja bastante simples, aprender coreano ainda é um desafio devido a diferenças na ordem das palavras, bem como sons de consoantes e vogais duplas.

O YouTube, o Instagram e até o 9gag foram algumas das redes onde a caligrafia de Malla foi apresentada e amplamente divulgada. A 'letra' da menina já lhe valeu o título de celebridade da internet, por ter "a caligrafia mais bonita do mundo".

Árabe – a mais bonita língua na escrita
Para os olhos de um leitor habituado ao clássico alfabeto latino, a escrita Árabe aproxima-se mais de uma obra de arte do que a escrita. Da direita para a esquerda, sem letras maiúsculas ou minúsculas, o Árabe parece fluir sem fim de uma forma fascinante.

Qual é a letra que enxerga a outra? Resposta: U V W.

Algumas letras comuns do alfabeto romano (o que utilizamos) como “V” e “L” não existem nem no Hiragana ou no Katakana.

A letra Z (zê) é a vigésima sexta e última letra do alfabeto latino.

O óbvio seria pensar que a última letra, Z, foi de fato a última a ser inserida. Mas não. A última, na verdade, foi o J.

Prakriti Malla, do país asiático Nepal, conquistou tal título pela perfeita simetria de seus caracteres e letras.

Alfabeto fenício
Desenvolvidas pelos fenícios com base na escrita semita, as anotações fonéticas passaram a ser alfabética em meados do século XV a.C., dando origem ao primeiro alfabeto a ser usado em larga escala.

A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

Frequência da ocorrência de letras
Na língua portuguesa, a letra mais frequentemente usada é a vogal A. A vogal menos frequente é a letra U.

O ç não aparece no alfabeto pela mesma razão que lá não está o ã. Os sinais diacríticos do português são a cedilha, os acentos gráficos, o til e, até pouco tempo atrás, o hoje extinto trema.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

Á é a primeira letra do alfabeto.

alfabeto latino

Como vimos, o alfabeto latino - também chamado de alfabeto romano - é usado na escrita da Língua Portuguesa e é também o mais utilizado no mundo. Formado por 26 letras (5 vogais e 21 consoantes), o alfabeto latino surgiu por volta do ano 600 a.C.