Qual o agente causador do impetigo?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O impetigo é uma infecção muito comum, que afeta a camada mais superficial da pele. Atinge principalmente crianças e pode ser causado por 2 tipos de bactérias: Staphylococcus aureus, que acomete crianças de todas as idades, e Streptococcus do grupo A, que ocorre mais comumente em crianças de 3-5 anos.

Existem dois tipos de impetigo: o bolhoso e o não-bolhoso. A forma não-bolhosa é a mais comum e apresenta-se com lesões que se iniciam avermelhadas com algumas feridas, que evoluem para placas com crostas amareladas. Já o impetigo bolhoso se manifesta com bolhas que podem aparecer no pescoço, tronco, axilas ou virilha.

A infecção começa como uma mancha vermelha, que evolui para pequenas pústulas que coalescem e com o tempo formam bolhas amareladas crostosas (pústulas). O impetigo bolhoso é uma infecção cutânea superficial que se manifesta como agrupamentos de vesículas ou pústulas que aumentam rapidamente formando bolhas.

O impetigo começa como um ponto inchado vermelho. Isto pode ocorrer na face, braços, pernas, tronco ou nas nádegas. Esta saliência ou saliências pode evoluir para uma bolha ou uma ferida aberta, que forma uma crosta amarelo-castanho. As feridas dão coceira, mas são indolores.

Medidas de Prevenção e controle: higiene pessoal, em especial lavagem de mãos, higiene das roupas de cama, uso de toalhas de banho individual, orienta-se que troque a roupa pessoal diariamente, que a roupa depois de lavada seja secada ao sol e se possível passada a ferro, quanto mais seca a pele do paciente menor é o ...

O mais indicado é a pomada de Mupirocina (Bactroban®) ou Retapamulin duas ou três vezes por dia. Quando as lesões forem muito disseminadas ou se houver impetigo bolhoso ou ectima, o tratamento costuma ser feito com antibióticos por via oral por 7 dias. Os mais usados são: Cefalexina.

Como se transmite a bactéria Staphylococcus aureus? A bactéria é transmitida através do contato com uma pessoa infectada ou por exposição a um objeto que uma pessoa infectada encostou, como por exemplo teclado de um computador, telefone etc.

O diagnóstico é simples na maioria dos casos, baseado nos sinais/sintomas do exame físico com a história clínica colhida durante a anamnese. Recomenda-se a coleta de cultura+bacterioscopia+Gram do pus ou exsudato para a identificação do patógeno causador.

Impetigo é perigoso? Não é perigoso, mas é uma doença altamente contagiosa. De acordo com estatísticas até 2% do impetigo se apresenta como uma complicação de uma glomerulonefrite estreptocócica (envolvimento renal).

A face é local mais acometido, principalmente ao redor da boca e das narinas. O tratamento consiste na limpeza local com sabonetes antissépticos e remoção das crostas com compressas de água morna. Pode ser necessário uso de antibiótico, tópico ou sistêmico, de acordo com a extensão das lesões.

É importante tratar o impetigo para prevenir possíveis complicações da infeção, como o desenvolvimento de novas lesões, a presença de bolhas durante várias semanas - com tratamento, o impetigo pode desaparecer ao fim de poucos dias (deixando de ser contagioso após cerca de 24 a 48 horas), sem tratamento pode prolongar- ...

É feito principalmente através do exame das lesões, a fim de detectar os sintomas de impetigo, em verdade,trata-se de uma infecção da pele causada por Streptococcus e Staphylococcus, que causam bolhas, vermelhidão e coceira características, em seguida elas estouram e deixando residualmente crostas amareladas, além do ...

Estes incluem lavar as mãos com sabão, lavar roupas e toalhas infectadas e cobrir a ferida com um esparadrapo. Recomenda-se também que a criança infectada seja mantida longe de outras crianças e da escola por 24 horas após o início do tratamento.

O tratamento e prevenção consiste principalmente de: Tratamento: remoção das crostas com água morna e sabão, seguida de aplicação de um antibiótico tópico como neomicina, gentamicina ou mupirocina.