Qual o adubo mais completo?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

húmus de minhoca

O húmus de minhoca é um dos mais famosos e considerado por muitos o melhor adubo! No entanto, não é necessário ter esses simpáticos animaizinhos em seu jardim para aproveitar os seus benefícios. Hoje, é possível encontrar húmus de minhoca já preparado, pronto para ser colocado em sua horta!

Agora você já sabe que os melhores fertilizantes do mercado são:

  • FORTH JARDIM - Fertilizante Químico Forth Jardim.
  • DIMY - Fertilizante Foliar Dimy Casa Verde.
  • FORTH JARDIM - Fertilizante Forth Frutas.
  • FORTH JARDIM - Fertilizante Foliar Forth Cobre.
  • LEVEN JARDIM - Fertilizante para Orquídea Leven Jardim.

O adubo inorgânico ou adubo mineral é o mais utilizado na produção agrícola em larga escala. Eles têm as rochas como matérias-primas, e são obtidos a partir de processos físicos, químicos e físico-químicos. Alguns exemplos são a ureia, nitrogênio, potássio e fosfatados.

NPK 20-20-20: a alta concentração dessa fórmula é recomendada para plantas de grande porte; NPK 20-10-10 ou 20-05-20: indicado para adubação de gramíneas; NPK 25-25-25: fertilizante potente indicado para espécies hidropônicas.

Isso porque determinadas plantas precisam de nutrientes específicos. Na lista de adubos químicos, o mais utilizado é o NPK, que, como a sigla diz, é fonte de nitrogênio, fósforo e potássio. Contudo, a quantidade de cada mineral muda. Por exemplo, existe o NPK 4-14-8, o NPK 10-10-10 e por aí vai.

O adubo 20-05-20 serve para aumentar a quantidade e a qualidade de flores geradas pelas plantas, o que, por sua vez, irá também aumentar a quantidade de frutas e frutos.

A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

O esterco de galinha é considerado a melhor fonte para adubação orgânica do cafeeiro por apresentar teores mais elevados que as palhas e estercos de bovinos e suínos em N P K etc além de uma relação C/N (Carbono/Nitrogênio) normalmente inferior à 10 – 15 condicionante de rápido aproveitamento pela plantas.

Ela pode ser usada como adubo orgânico, pois possui elevados teores de nitrogênio, fósforo, cálcio e micronutrientes. Além de suprir as necessidades nutricionais das plantas, diminui a acidez do solo e contribui com o desenvolvimento agrícola sustentável do país.

Em caso de adubo orgânico, trate a terra de 6 em 6 meses; e se for adubo químico, o intervalo passa a ser de cerca de 3 meses.

Luiz explica que é necessário sempre analisar quais as necessidades da sua planta, antes de escolher o adubo a ser utilizado. Tudo depende dos nutrientes que estão em falta no solo e, também, do objetivo que você quer alcançar, que pode ser floração, produção ou fortalecimento contra doenças.

Tudo depende do que você está precisando no momento, ambos são excelentes escolhas. Se você estiver precisando acelerar o crescimento da planta o mineral é mais indicado. Caso esteja em busca de um adubo com um benefício para o solo e para a planta a longo prazo os fertilizantes orgânicos são a opção ideal para você.

Esterco bovino
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.

NPK 20-20-20: sua alta concentração é indicada para plantas de grande porte; NPK 20-10-10 ou 20-05-20: usada para adubar gramados; NPK 25-25-25: é uma formulação voltada para espécies hidropônicas.

NPK 18-18-18. Fertilizante misto, via foliar, possui NPK em equilíbrio, auxilia a manutenção de nutrientes, fazendo com que a planta se desenvolva corretamente, raízes, caules e folhas. Desenvolvido especialmente para a manutenção de orquídeas e demais culturas.

Nutrien

Bloomberg — A Nutrien, maior empresa de fertilizantes do mundo, está avaliando se deve aumentar sua produção, já que as interrupções no fornecimento provavelmente devem se estender para além de 2022.

A empresa líder no mercado, com um valor de mercado girando em torno de US$ 52,3 bilhões, é a Nutrien.

O adubo é derivado de matéria orgânica natural e ajuda na nutrição do solo. Já o fertilizante é, em geral, composto sintético e serve de complemento nutricional aos adubos, agindo diretamente nas plantas.

O esterco de qualquer animal pode ser utilizado como fonte de matéria orgânica para o solo, desde que esteja decomposto para utilização. Os estercos são usados principalmente no cultivo de hortaliças, para melhorar as condições físicas e biológicas do solo.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.