Qual o adjetivo de resiliente?

Perguntado por: enascimento6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

adjetivo Que possui resiliência, capacidade de voltar à sua forma original, depois de ser alvo de deformação ou choque; flexível.

O oposto da resiliência é a vitimização. Quando algo dá errado, podemos ter o instinto de nos isentarmos, elegendo culpados pela circunstância desfavorável.

Por exemplo: O resiliente seria aquele que, mesmo quando perde o emprego, morre o amigo, a esposa pede o divorcio, repete na escola, ainda assim, continua sua busca por soluções ou formas de adaptação às novas realidades. A palavra Resiliência vem do Latim: Resilire, que significa recusar, voltar atrás.

- o substantivo resiliência ("resilientia") = «o contrário de fragilidade» e outros significados, que encontrará na 7. ª ed. do "Dicionário da Língua Portuguesa", Porto Editora; - o verbo resilir ("resilire") = rescindir (como verbo transitivo) e «voltar atrás; regressar ao ponto de partida" (como intransitivo).

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.

A resiliência é a capacidade que um indivíduo possui de lidar com situações adversas. Estas pessoas conseguem lidar com a pressão, com o fracasso sem se deixar abalar. Elas não desistem, elas não desanimam, buscando sempre arrumar uma forma de se adaptar as mudanças e seguir na luta pelos seus objetivos.

[ Física ] Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. 2. [Figurado] Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.

Embora seja fundamental para nossa recuperação depois de perdas e traumas, a verdadeira resiliência oferece mais do que isso, promovendo bem-estar e uma sensação intrínseca de felicidade, amor e paz.

A palavra resiliência é muito utilizada para entender o comportamento humano. A Psicologia compreende que a pessoa é resiliente quando torna-se capaz de retornar à forma original ao seu estado de saúde física e mental mesmo quando vivenciou um trauma ou algum momento difícil da vida.

O Programa Escola Resiliente é uma plataforma com um conjunto de projetos e ações práticas já em realização ou propostas pelo Distrito 4652 do Rotary Internacional, com o propósito de empoderar e promover o protagonismo juvenil, estabelecendo oportunidades de desenvolvimento ao longo da vida para crianças e ...

Ter essa capacidade para lidar com os problemas, te torna uma pessoa capaz de enfrentar as crises, superar seus próprios traumas e perdas e estar sempre se adaptando a novos desafios. É importante ressaltar que a resiliência faz parte de um processo de aprendizagem.

Neste módulo, tratamos sobre resiliência emocional, que envolve as competências de tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança, fundamentais para solucionar desafios, atravessar momentos de adversidade e atingir seus objetivos mesmo que o cenário não esteja favorável para isso.

A palavra vem do latim resilio, resilire. Resilio, de acordo com dois dicionários latim-português (Faria, 1967; Saraiva, 2000), seria derivada de re (partícula que indica retrocesso)e salio (saltar, pular), significando saltar para trás, voltar saltando.

A resiliência corresponde à capacidade de enfrentar desafios e demais situações adversas de forma positiva, adaptando-se a um novo cenário e conseguindo tirar lições com o ocorrido. Justamente por isso, é uma habilidade que pode ser facilmente notada em grandes líderes.

Recetividade, flexibilidade e perseverança são as 3 chaves que propomos para levar à prática o aperfeiçoamento quotidiano.

De acordo com o Psicólogo Robert Brooks, pessoas resilientes têm maior senso de controle sobre suas vidas, tornando-as mais dispostas a assumir riscos. Além disso, devido à sua visão otimista, elas são mais propensas a desenvolver e manter relações positivas com os outros, além de viverem vidas mais significativas.

Do ponto de vista da psicologia, a resiliência é a capacidade de saber lidar com acontecimentos adversos de forma construtiva, se adaptar e se fortalecer após um evento traumático. Ou seja, pessoas resilientes são aquelas que aprendem com situações adversas e que são capazes de ver o lado positivo delas.

8 habilidades de pessoas resilientes:

  • Criativo.
  • Flexível.
  • Persistente.
  • Positivo.
  • Eles confiam em suas habilidades.
  • Eles estão cientes de suas limitações.
  • Eles têm um bom humor.
  • Eles se cercam de pessoas resilientes.

Bambu

O Bambu é o símbolo da Resiliência porque é a planta mais flexível do mundo, ele sobrevive a todo tipo de catástrofe, furacões, tempestades e tsunamis.

Alguns sintomas de falta de resiliência, segundo os especialistas consultados: Não saber lidar com as próprias emoções. Não se responsabilizar pelos erros. Não valorizar as suas vitórias.

O New York Times reuniu alguns elementos para tornar alguém mais resiliente.

  • 1 – Cultive o otimismo.
  • 2 – Reescreva a sua própria história.
  • 3 – Lide melhor com o estresse.
  • 4 – Apoie os outros.
  • 5 – Saia da sua zona de conforto.