Qual o abacaxi mais doce Havaí ou pérola?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

O abacaxi Pérola tem formato mais alongado, baixa acidez, a polpa branca e espinhos na coroa. O abacaxi Havaí tem formato mais retangular, polpa amarela, maior acidez e maior teor de sólidos solúveis e sem espinhos na coroa. Por precaução o consumidor prefere o abacaxi Pérola ao Havaí porque é mais doce.

Escolha sempre as mais pesadas e com mais sumo. Quanto mais laranja a casca, mais doce. Observe se a fruta está corada, mais alaranjada do que amarela, e confira se está sem bolores na casca. Pressione a fruta levemente e observe se ela está macia.

O abacaxi pérola tem formato mais alongado, fino na parte de cima e mais grosso na parte de baixo, com escamas bem distribuídas ao longo do corpo. Possui polpa amarelo-pálida e sabor bem marcado e doce, porém, não muito ácido. Sua principal característica é ter uma casca esverdeada, mesmo quando o fruto está maduro.

Formato arredondado, polpa amarelada, folhas da coroa sem espinhos. É mais ácido que o abacaxi pérola, principalmente no inverno. Aroma e sabor próprios da variedade.

Os mais famosos abacaxis são o pérola e o Havaí, e há algumas diferenças importantes que devem ser verificadas. O Havaí, por exemplo, é mais redondo e tem pelo nas escamas, o que dá a impressão de a fruta estar “arrepiada”. Nesse tipo de abacaxi, há espinhos apenas na ponta.

O abacaxi smooth cayenne, por exemplo, é a espécie que mais lidera o ranking de abacaxis produzidos ao redor do mundo. Primeiramente, assim como outras espécies, ele é extremamente saboroso.

R$10,90. Crédito, Débito, Pix e Transferência.

A fruta existe no Brasil e é chamada de “Abacaxi IAC Gomo de Mel”, pois começou a ser produzida há quase 30 anos no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O comércio da variedade foi interrompido por conta de sua fragilidade a doenças e, hoje, pode ser encontrada apenas com produtores independentes.

A variedade de abacaxi predominantemente cultivada no mundo é a Smooth Cayenne, responsável por cerca de 70% da produção mundial de abacaxi. Contudo, outras variedades como Singapore Spanish, Queen, Red Spanish, Pérola e Perolera são muito cultivadas e difundidas em nível mundial (Leal, 1990).

Mais sobre o assunto
E, se você já ouviu falar que suco de abacaxi deixa o gosto do sêmen doce, saiba que o fato é verdadeiro e está, justamente, associado à alimentação. Isso por que o fluído é composto, também, por frutose, substância que reage com o açúcar natural da fruta.

O abacaxi é um bom aliado. Afinal de contas, possui vitaminas, minerais e enzimas, como a bromelina. Esses nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e eliminar as inflamações do corpo. Ajuda na perda de peso: sendo um alimento diurético, o abacaxi ajuda na eliminação de líquidos e toxinas do organismo.

Como escolher um abacaxi doce?

  1. Observe a cor. Os abacaxis mais maduros são aqueles com a casca mais amarela e dourada. ...
  2. Sinta o cheiro. A fruta está exalando um cheiro doce? ...
  3. Verifique a casca. Caso o abacaxi esteja maduro, sua casca estará macia. ...
  4. Retire as folhas da coroa.

Pinkglow

Sim, a fruta em novo tom existe e foi lançada ao mercado depois de 15 anos de desenvolvimento. O seu nome é Pinkglow e o "modelo" foi criada pelo braço frutífero da Del Monte, gigante alimentícia norte-americana com sede na Califórnia.

É o abacaxi ''IAC gomo-de-mel'', que além de ser mais doce, de baixa acidez, suculento e de textura macia, não precisa ser descascado. Os frutilhos conhecidos como ''olhos'' do abacaxi são soldados menos fortemente entre si, podendo ser destacáveis do fruto maduro, como pequenos gomos. Daí o nome ''gomo-de-mel''.

Por ser pouco calórico (apenas 52 calorias em 100 gramas do produto), essa fruta é muito indicada para dietas de redução de peso. Além disso, seu consumo pode ajudar a evitar problemas nos olhos, ossos, pele e sistema digestivo, e ajuda ainda a aumentar a imunidade e ameniza as dores pós treino.

Para saberes se o abacaxi está maduro basta tirar uma das “pétalas” bem do centro de sua coroa. Se sair com facilidade, está no ponto para descascar e saborear, assim como a sua cor amarelada.

Além da fruta in natura, o abacaxi possibilita a produção de grande variedade de doces (compotas, cristalizados, geleias, sorvetes, gelatinas, cremes e pudins) e bebidas, que vão além do suco. Tem a “aluá”, muito consumida no Nordeste do País.

O abacaxi Pérola tem formato mais alongado, baixa acidez, a polpa branca e espinhos na coroa. O abacaxi Havaí tem formato mais retangular, polpa amarela, maior acidez e maior teor de sólidos solúveis e sem espinhos na coroa. Por precaução o consumidor prefere o abacaxi Pérola ao Havaí porque é mais doce.