Qual o 1 filme?

Perguntado por: izagalo9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

1888: Roundhay Garden Scene, filmado pelo inventor francês Louis Le Prince, um curta-metragem de 2 segundos de duração, é reconhecido como o primeiro filme da História (14 de outubro).

Em 19 de julho de 1898, o irmão de Paschoal Segreto, Afonso Segreto, rodava o primeiro filme genuinamente nacional no Rio de Janeiro. Tratava-se, na verdade, de um documentário, com cenas da Baía de Guanabara.

Louis Le Prince

Louis Aimé Augustin Le Prince foi um dos precursores do cinema. Em outubro de 1888, Le Prince filmou as sequências de imagens em movimento intituladas Roundhay Garden Scene, Traffic Crossing Leeds Bridge, Accordion Player e Man Walking Around A Corner, usando uma câmera de lente única com uma película de papel.

“Sortie de l'usine Lumière à Lyon” (ou “Empregados deixando a Fábrica Lumière”) é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière. Do mesmo ano, ainda dos irmãos Lumière o filme “The Sprinkler Sprinkled”, uma pequena comédia.

Trata-se de uma gravação feita por Louis Le Prince em Outubro de 1888. Chamado “Roundhay Garden Scene” (algo como “cena no jardim de Roundhay”), o vídeo não mostra muito além do que já é entregue no próprio título: é só…

O mais longo filme já produzido é "Cinématon", filme experimental de Gerard Courant que dura 152 horas.

O cinema brasileiro iniciou sua história em 1898, com a produção de documentários realizados pelos imigrantes italianos Affonso e Paschoal Segreto. De dentro de um navio francês e com uma câmera inglesa, eles filmaram a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Beasts of No Nation

Confira o trailer de “Beasts of No Nation”, primeiro filme original da Netflix. E o primeiro filme original da Netflix ganha seus cartazes oficiais e um novo trailer.

Embora seja difícil determinar o número exato de filmes já produzidos, estima-se que milhões de filmes tenham sido feitos ao longo da história do cinema. Isso inclui desde os clássicos aclamados pela crítica até as produções independentes e os filmes de baixo orçamento.

No total, as salas de cinema exibiram 652 longas-metragens no ano passado, sendo 244 brasileiros e 408 estrangeiros. Os lançamentos somaram 385 longas-metragens, com 173 brasileiros e 212 estrangeiros, e sete filmes tiveram lançamento em mais de 2 mil salas, quando em 2021 foram apenas dois.

Um dos motivos pelo qual a falta de incentivo ao cinema brasileiro ocorre é porque, ao pensar em cinema, somos levados a pensar diretamente nos filmes internacionais, realizados em grandes estúdios. Essa situação torna-se perceptível quando vamos ao cinema e a maioria dos filmes que vemos em cartaz são estrangeiros.

The Jazz Singer – O Cantor de Jazz é considerado o primeiro filme falado da história mundial do cinema e sua estreia foi em 6 de Outubro de 1927. Al Jolson foi o ator principal e o primeiro ator a falar e cantar num filme, com sua voz gravada e sincronizada numa banda de áudio.

Snow White and the seven dwarfs

Em 1937, Disney realizou o primeiro longa-metragem da empresa: Snow White and the seven dwarfs ("Branca de Neve e os sete anões"), baseado em um conto de fadas tradicional alemão. O sucesso do longa motivou Disney a realizar seu segundo longa: Pinocchio ("Pinóquio"), em 1940.

O diretor D. W. Griffith foi o primeiro a fazer um filme em Hollywood. Seu curta de 17 minutos In Old California (1910) foi filmado para a Biograph Company.

No mesmo século, uma importante invenção aproximou ainda mais o surgimento do cinema: a Fotografia. Mesmo tendo sido lançada comercialmente em 1839, portanto na mesma década que o fenaquistiscópio, a fotografia esperou quase 50 anos para emprestar suas propriedades para o cinema.