Qual número de plástico não usar?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

» E finalmente, os plásticos marcados com o número 7(OUTROS): são as resinas plásticas, entre elas podemos citar o policarbonato, ABS, poliamida e acrílicos. É um dos tipos mais perigosos e infelizmente é muito usado nos garrafões de água e em recipientes para alimentos (potes de plástico usados na cozinha).

São Paulo - O Bisfenol A é um composto usado na fabricação de plásticos e revestimentos de outros materiais. Conforme mostram pesquisa, a presença desse químico no organismo humano pode causar anomalias hormonais e outras doenças, como o câncer.

Potes plásticos usados para guardar alimentos, mamadeiras, copos infantis e garrafões de água mineral são alguns dos produtos que utilizam BPA em sua fabricação, substância apontada como capaz de produzir diversos efeitos nocivos à saúde.

PP (número 5)
O plástico PP, também chamado polipropileno, é atóxico, transparente e termoplástico, o que permite que ele seja moldado quando está em altas temperaturas.

A numeração existente, frequentemente com as siglas inferiormente, categoriza o tipo de plástico que compõe o produto ou embalagem. A categoria número 6 (PS) refere-se ao plástico poliestireno.

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

Quando a embalagem está marcada com o número 7, significa que a fabricação demandou outros tipos de plástico, como à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílico, etc. Após ser reciclado, dá origem, entre outras coisas, a madeira plástica.

7 – Outros: Símbolo encontrado em embalagem multicamada para biscoitos e salgadinhos, mamadeiras, CD, DVD e algumas utilidades domésticas. Estes plásticos são reaproveitados para fabricação de madeira plástica e para reciclagem energética, processo onde é aproveitado o valor calorífico do resíduo plástico.

As embalagens plásticas mais “perigosas” são aquelas onde encontramos o número 7 ou 3 escritos dentro do símbolo da reciclagem. Eles indicam que a embalagem contém o BPA na sua composição.

Então, dependendo da aplicação já é possível ter noção de qual tipo de plástico é feito o produto. Além disso, uma outra maneira muito comum e prática de identificar, é através da queima do material. Ao queimar o material pode-se observar a cor e o tipo da chama, o odor e algumas características sutis.

UHMW: o polietileno de ultra alto peso molecular, é um plástico extremamente forte que pode rivalizar ou mesmo exceder a resistência do aço e é usado para aplicações como dispositivos médicos (por exemplo, quadris artificiais).

O Plástico de Uso Único é aquele plástico descartável com uma vida útil extremamente curta. Muitos deles são usados por segundos, como mexedores descartáveis utilizados para café, por exemplo.

Qual o melhor material para substituir o plástico?

  • Vidro. O vidro é uma das alternativas ao uso do plástico. ...
  • Tecidos e borracha. Uma grande variedade de tecidos e borracha são utilizados no lugar do plástico na produção dos mais diversos produtos. ...
  • Bambu. ...
  • Biodegradável. ...
  • Versáteis.

Todo ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos poluindo o nosso ecossistema e causando a morte de animais marinhos. Hoje, apenas 4% de toda área marítima ainda não foi poluída e se não agirmos rápido, vai ter mais lixo plástico do que peixes nos oceanos até 2050.

Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.

Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos. Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos. E quais são os materiais recicláveis?

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.