Qual número da letra G na placa Mercosul?

Perguntado por: amaldonado9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Da antiga para a Mercosul

2º dígito da placa4ª letra da placa
6G
7H
8I
9J

O tamanho das novas placas é o mesmo das antigas, tanto para automóveis quanto para motocicletas. As novas placas têm três letras seguidas, um número, uma letra e depois mais dois números. Exemplo: AAA 1A11.

Na numeração, a quarta letra substitui um número, especialmente no caso de placas antigas atualizadas para o novo padrão. Nas motos, a Placa Mercosul segue o mesmo padrão, com a diferença da disposição dos caracteres alfanuméricos, seguindo o modelo da placa cinza.

Nas placas que passaram pela transição, as letras utilizadas representam a substituição do digito numérico por um caractere correspondente. Na prática, por exemplo, isso ocorre no caso do número 1 sendo substituído pela letra B.

As três letras iniciais da combinação alfanumérica também revelam qual estado ele foi emplacado. Por exemplo, AAA a BEZ é no Paraná; BFA a GKI refere-se à São Paulo; LWR a MMM/ OKD a OKH/ QHA a QJZ à Santa Catarina, e assim por diante nos demais estados.

A placa permanece com sete dígitos, mas tem quatro letras e três algarismos – o inverso da versão antiga. A alteração mais que dobra o número de combinações possíveis, que passa para 450 milhões. Outro detalhe é que a sequência não será de letras e números seguidos.

É possível trocar letras e números da placa do veículo? Não é possível a troca da placa do veículo para mudar letras ou números. As letras e números da placa do veículo são gerados quando o veículo é registrado no Detran.

O que muda na placa padrão Mercosul
Ficará intercalada: LLL NLNN – sendo L para letra e N para número. Além disso, o aspecto é bem diferente. Apenas o tamanho é o mesmo. No lugar da tarja preta com o nome da cidade, virá uma faixa azul com o nome e bandeira do país.

A ordem das letras e números tem a ver com o lugar em que o veículo é emplacado. Esse esquema começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinza (com três letras).

Segure a tecla Windows e pressione R para abrir novamente o menu executar. Digite "dxdiag" sem aspas e pressione Enter para abrir a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX. Passo 2. A marca da fabricante e o modelo de sua placa aparecerão como "Fabricante do sistema" e "Modelo do sistema".

O Código de Trânsito Brasileiro não permite a reutilização de placas. Mesmo que um carro saia de circulação, sua combinação de letras e números não será reaproveitada em outro veículo.

Sempre que você quiser saber se um HD é compatível com a sua placa-mãe, primeiro identifique o tipo de disco rígido que você tem em mãos. Em segundo lugar, utilize o HWiNFO para descobrir se a sua placa-mãe suporta tal barramento.

BIOS é a sigla para Basic Input/Output System, ou Sistema Integrado de Entrada e Saída.

Cheque o site da fabricante da placa-mãe
Com o soquete, o chipset e o modelo da placa-mãe em mãos, você pode acessar o site da fabricante do componente para checar quais são os processadores suportados.

Podem ter combinações variadas de letras e números, cores e formatos diferentes. Só não podem ser iguais em dois ou mais carros. Falamos das placas de licença, que estão para os veículos como a carteira de identidade está para os humanos. Vamos conhecer curiosidades sobre as placas no Brasil e em outros países.

Na placa Mercosul, o lacre não é necessário. As chapas também não têm tarjetas. No entanto, é como se ele existisse, porque é proibido mudá-las de lugar, o que pode resultar em multa.

Se você não sabe qual é o seu processador ou sua placa-mãe, há um software que pode te ajudar, o CPU-Z. Esse programa te informa qual é a sua placa-mãe, caso você queira adquirir um novo processador, para conferir as especificações online sobre a compatibilidade.

Serial Advanced Technology Attachment

O cabo SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é uma interface de conexão que evoluiu do seu predecessor PATA (Parallel ATA). Hoje, eles são usados para transferência de dados entre a placa-mãe do nosso computador com quase qualquer tipo de unidade de armazenamento.

Para a maioria dos usuários de notebook, as SSDs com padrão SATA, vão ser compatíveis com a placa mãe, e possuem o mesmo tamanho dos HDs de notebooks. Agora se o seu notebook é mais moderno, pode ser que ele só aceite conexões SSD M. 2 ou PCIe, mesmo que a interface não física ainda seja SATA.

Para começar, é importante destacar que essa sigla se refere a Central Processing Unit, ou seja, Unidade de Central de Processamento, também conhecida como processador.

O Extensible Firmware Interface (ou simplesmente EFI) é uma tecnologia recente, que visa substituir o BIOS (Basic Imput/Output System) usado nos computadores. O BIOS foi lançado na década de 1980, no IBM PC AT e, sofrendo modificações, é utilizado até hoje.