Qual novela tinha o capeta na garrafa?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Renascer

Um dos casos mais marcantes talvez seja da novela "Renascer" (Globo, 1993), onde José Inocêncio (Leonardo Vieira/ Antônio Fagundes) teria feito um pacto com o Diabo por sua fortuna, com direito a manter um diabinho preso dentro de uma garrafa.

Entenda o pacto com o cramulhão
A única sina de Trindade, dessa maneira, é viver com sua viola sempre em punho, ou seja, nunca abandoná-la. Por isso que o personagem é tão apegado ao instrumento e leva a sério as disputas musicais nas rodas de viola.

Como é a trama de Renascer
Dirigida por Luiz Fernando Carvalho, a primeira versão da novela teve 213 capítulos. Renascer conta a história de José Inocêncio , um rico fazendeiro produtor de cacau da Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá.

A palavra cramulhão tem um significado para lá de ruim. Segundo o dicionário, o termo se refere a "filho do capeta", "coisa ruim", "demônio" e "diabo".

Esta quarta-feira será de despedida em Pantanal: Trindade (Gabriel Sater) dirá adeus à fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). Na versão original, o peão era vivido pelo pai de Gabriel, Almir Sater, nosso atual Eugênio, o chalaneiro da região.

Almir Sater, que interpretava o personagem, precisou deixar a novela porque a emissora o recrutou para protagonizar A História de Ana Raio e Zé Trovão, trama que sucedeu Pantanal.

Trindade resolve deixar Irma por não conseguir assumir uma família com ela por ter um pacto com o demônio. Sua sina é empunhar a viola e fazer premonições, e criar um filho que poderá seguir seus passos seria de grande lamentação.

Nos próximos capítulos de Pantanal, Trindade (Gabriel Sater) vai deixar Irma (Camila Morgado) toda arrepiada com revelação. A cunhada de José Leôncio (Marcos Palmeira) se envolveu com o violeiro e engravidou, e será pega de surpresa quando o peão, que tem pacto com o diabo, disser que ela terá um menino.

Cramulhão ou Cramunhão se refere a uma lenda antiga. É basicamente o Diabo 'criado' em uma garrafa. De acordo com a história, acontece quando uma pessoa aceita fazer um pacto com diabo. Em troca de algo (riqueza ou proteção, por exemplo), começa a criar o demônio em uma garrafa.

O homem contará ao primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira) que seu destino é ficar ao lado de Irma. Ou seja, tudo indica que o casal vai ficar junto no final da trama de Bruno Luperi.

Trindade joga Irma nos braços de peão
Assim como havia previsto antes de ir embora da fazenda, o violeiro vai voltar na hora do parto da "princesa". O "parça" do diabo fará uma aparição sobrenatural e ajudará a madame a trazer o filho ao mundo --sem ser visto por mais ninguém além da dondoca.

Foi com esse bordão, criado de improviso pelo próprio ator, que José Wilker ajudou a imortalizar o perverso coronel Belarmino na novela "Renascer", exibida em 1993. No remake da trama de Benedito Ruy Barbosa, já anunciado para 2024, Fábio Assunção poderá reviver o famoso personagem.

QUITÉRIA (Ana Lúcia Torre) — Mulher de Venâncio (Cacá Carvalho), mãe de Maria Santa (Patrícia França). Triste figura, que não consegue se livrar do jugo do marido. Por causa disto, ela perde o que a vida lhe deu de melhor: as duas filhas.

Inácia diz para Mariana que Inocêncio matou Belarmino.

1. no sentido bíblico atual é compreendido por designar o anjo caído, espírito mau, aquele que vem tentar ou induzir o homem ao erro; 2.

Acredita-se que a origem da gíria capiroto seja derivada da palavra capirote, termo espanhol usado para se referir a um pequeno capuz pontiagudo.

Med , coloq Que ou aquele que apresenta tinha. 1 Que é teimoso, insistente, obstinado. 2 fig Que causa nojo; nojento, repugnante. coloq V diabo , acepção 2.

Trindade (Gabriel Sater) ressurgirá em um momento desesperador de Pantanal: o parto do filho com Irma (Camila Morgado). A ruiva estará prestes a sucumbir, pois a criança não sairá do útero de jeito nenhum, mas o endiabrado conseguirá arrancá-la dos braços da morte.