Qual novela falava hoje eu vou lhe usar?

Perguntado por: bmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Em 2012, a novela Gabriela nos apresentou ao personagem Jesuíno, um homem conhecido por suas práticas machistas que deu inicio ao bordão "Deite que vou lhe usar", frase que o mesmo utilizava para abusar sexualmente de sua esposa.

Novela Gabriela - Perfil Personagem Coronel Jesuíno Mendonça.

  • Jesuíno Mendonça (José Wilker)
  • Lindinalva (Giovanna Lancellotti)
  • Nacib al Saad (Humberto Martins)
  • Malvina Tavares (Vanessa Giácomo)
  • Mundinho Falcão (Mateus Solano)
  • Miss Pirangi (Gero Camilo)

Sinhazinha morre na hora (Foto: Gabriela/TV Globo)
Jesuíno abre a porta do quarto e, a sangue frio, dispara contra Sinhazinha e Osmundo, que não têm a menor chance de defesa. Os dois não resistem e morrem na hora. Você não pode perder a cena, que vai ao ar na terça-feira, 7 de agosto. Saiba mais sobre o capítulo!

Após passar a primeira noite de amor de sua vida com Osmundo (Erik Marmo), Sinhazinha (Maitê Proença) vai começar a deixar pistas de sua infidelidade.

Entre os desfechos, teve Nacib (Humberto Martins) laçado aos encantos da moça do cravo e canela, mesmo tendo os dois se separado. Eles continuaram o romance não-oficializado por opção de Gabriela (Juliana Paes), que foi pedida em casamento pelo turco e rejeitou o convite.

Nacib acaba anulando o casamento ao pegá-la na cama com Tonico Bastos, seu padrinho de casamento. Mas ninguém ri de Nacib; pelo contrário, Tonico é humilhado e sai da cidade, o casamento é anulado sem complicações (os papéis de Gabriela eram falsos) e Gabriela sai de casa.

Gal Costa

Uma das cantoras mais consagradas da música brasileira, Gal Costa (1945-2022) fez história também nas trilhas sonoras de novelas. A artista colecionou hits que foram eternizados na teledramaturgia, como as músicas de abertura de Gabriela (1975) e Vale Tudo (1988).

Final: Jesuíno é condenado e preso pela morte de Sinhazinha e Osmundo.

Juliana Paes, que viveu a protagonista Gabriela no remake da novela em 2012, contou que levou uma bronca do diretor-geral da obra, Mauro Mendonça Filho, e uma advertência da emissora na época.

Produção. Para as filmagens iniciais, a produção de Gabriela passou 15 dias entre os estados do Piauí, Pernambuco e Bahia (Junco do Salitre, em Juazeiro). No Piauí, a equipe de produção e o elenco levavam três horas de deslocamento até o Parque Nacional da Serra das Confusões.

GABRIELA (Sônia Braga)
Nascida no Nordeste e órfã ainda menina, ficou aos cuidados do tio, ajudando na roça.

Castigada pela forte seca que assola o nordeste brasileiro, Gabriela (Juliana Paes) resolve ir ao encontro da sobrevivência. O destino dela é Ilhéus, na Bahia, que é a cidade mais próspera de toda a região.

GABRIELA (Juliana Paes) – Com cheiro de cravo e cor de canela, Gabriela é uma mulher de natureza livre e impulsiva. Nascida no serão nordestino, passou a infância aos cuidados do tio, ajudando na roça. Com a seca, mudam-se para Ilhéus, onde ela conhece Nacib (Humerto Martins), dono do bar Vesúvio.

Apesar de todas as qualidades da novela, houve um aspecto de "Gabriela" que prejudicou a história e descaracterizou a personagem-título de Jorge Amado. No romance, Gabriela trai Nacib não apenas porque se sente presa ao casamento e aos costumes da sociedade. Ela também faz isso porque sente desejo por outros homens.

Primeiro, coronel Jesuíno (José Wilker) é condenado pela morte de Sinhazinha (Maitê Proença) e Osmundo (Erik Marmo) e é levado algemado para a prisão. Ele pega uma pena de 30 anos em regime fechado e para não correr o risco de os jagunços libertarem ele, Jesuíno vai cumprir pena em Salvador.

Por fim, no colégio interno em Salvador, ela aproveita uma liberação nas férias e foge para São Paulo e fica vivendo lá, sem depender de ninguém, estudando e trabalhando para se sustentar. Assim ela alcança o seu objetivo.