Qual nota é considerada ruim no Enem?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

É possível ingressar em diversas instituições de ensino com notas entre 550 e 650 pontos. Só que, para entrar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o ideal normalmente é que sua pontuação atinja entre 700 e 850 pontos ou mais.

Matemática: 19 acertos.
Veja que menos acertos são necessários para que alcancemos 700 pontos em Matemática, mas Linguagens exigem mais respostas corretas. Isso acontece por causa do TRI! Como mais pessoas costumam ter dificuldades em Matemática, os acertos nessa prova acabam contando mais.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos. Dúvidas sobre como é feito o cálculo das notas do Enem podem ser respondidas aqui.

Para garantir uma nota 700, a média de acertos é de 20 pontos, ainda como exemplo a prova de matemática de 2019. Mas quem acertou 16 fáceis teve a mesma nota de um candidato com 26 acertos entre as mais difíceis.

Cursos mais fáceis (nota de corte: 450 a 600 pontos, em média): Ciências Aeronáuticas. Design de Interiores. Pedagogia.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

Entre 1.019.144 de candidatos brancos que fizeram a redação do Enem 2020, 101.187 (9,92%) tiraram no mínimo 900.

A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.

É perfeitamente possível tirar mais de 1000 no Enem! Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero.

Mateus, é muito dificil tirar 450 pontos no Enem? Resposta - Não, é muito fácil. São cerca de 10 acertos em Matemática, 18 em Linguagens, 14 em Humanas e 14 em Natureza. E parte destes acertos ao acaso (chute).

550 pontos, em média – Administração, Ciências Sociais, Hotelaria, Fisioterapia, Enfermagem, História (licenciatura) e Biologia (licenciatura). De 450 a 500 pontos, em média – Serviço Social, Comunicação Social, Letras, Estética e Cosmética, Agronomia e Artes.

A redação do Enem vale 1000 pontos. Essa nota é formada pela pontuação das cinco competências que mencionamos anteriormente. Os professores da banca examinadora dão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final da redação é média aritmética das notas totais dadas pelos professores.

Em poucas palavras, a nota de corte é um parâmetro utilizado para selecionar os alunos que são aprovados em um curso. Desse modo, por ser a pontuação mínima estabelecida, é preciso atingi-la para passar no processo de seleção desejado.