Qual nome do psicopata?

Perguntado por: lgeraldes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Transtorno de personalidade antissocial

O Transtorno de personalidade antissocial é o nome científico da psicopatia e sociopatia, uma condição psicológica complexa e que afeta 1% da população mundial.

Psicopata tirano
Juntamente com o tipo anterior, é um dos mais perigosos e cruéis.

A expressão psicopata vem do grego: psyche = mente; pathos = doença. São inúmeros os conceitos, definições e linhas de estudo que buscam definir a personalidade psicopática.

Sociopata é um termo que as pessoas usam, muitas vezes de forma arbitrária, para descrever alguém que aparentemente não tem consciência, é odioso ou digno de ódio. O termo psicopata é usado para designar um sociopata que é simplesmente mais perigoso, como um assassino em massa.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial. Embora pareça um número pequeno, 1% engloba milhões de indivíduos que andam por aí, fingindo e enganando.

A escrita de um psicopata normalmente é angulosa e firme. Ao escrever, a caneta é pressionada com força. A letra “U” é quase incompleta, um lado é menor do que o outro, e a letra O (minúscula) é sem corte, como o número zero.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes. Diferentes dos seres humanos normais, que possuem diversas formas de medo.

Mentiras, falta de empatia, desprezo pelos sentimentos das pessoas, senso de superioridade. Essas são algumas das principais características de um sociopata, também comumente chamado de psicopata. Mas, afinal de contas, como se comporta um sociopata?

Elizabeth Báthory

A mais famosa e amedrontadora é Elizabeth Báthory que foi acusada pela corte húngara (Báthory era Hungra) de torturar e matar 80 garotas, contando com ajuda de outras quatro pessoas. Porém, registros confirmar que mais de 650 cabeças foram decepadas por sua culpa, ou seja, por seu próprio pedido.

O psicopata odeia quando não pode manipular ou controlar alguém. Este é o ponto mais comum. O psicopata não gosta de pessoas que podem ver através de sua loquacidade, charme superficial e tendências manipuladoras.

Diferentemente, os psicopatas de grau mais leve são indivíduos que dificilmente conseguem ser identificados. Esses se envolvem em crimes como estelionato ou fraude, lesando poucas pessoas.

Ao todo, entre os anos de 1978 e 1991, Jeffrey Dahmer matou, no total, 17 homens e, por conta disso, ele foi condenado a 15 prisões perpétuas.

No relacionamento amoroso, uma vez que são incapazes de sentir empatia ou compaixão, não conseguem estabelecer vínculo emocional. Porém, para atrair o outro, realiza um jogo de sedução por meio de encenações e muita lábia. Inventam histórias com o intuito de evocar admiração ou pena.

Psicopatas não gostam de serem derrotados ou desmascarados
Os psicopatas são indivíduos arrogantes e que se consideram superiores. Desprezam o mundo e os outros com um frio distanciamento. Isso significa que outra fraqueza é quando alguém os engana ou os derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra eles.

Um sociopata pode ter QI (quociente de inteligência) extremamente alto ou extremamente baixo. O que aproxima as duas doenças mentais é que ambas são desordens de personalidade antissocial, e podem resultar em atos de violência que podem ser terríveis como assassinatos com requinte de crueldade.

Acredita-se que a psicopatia seja uma condição inata. Seria originada de uma falha genética que prejudica o desenvolvimento de partes do cérebro relacionadas às emoções, controle de impulsos, empatia e moralidade. Essa hipótese tem base em diversos escaneamentos cerebrais conduzidos em diferentes partes do mundo.

As pessoas com traço de psicopatia costumam achar que devem ser o centro das atenções, já que se consideram superiores, podendo esse comportamento ser descrito como narcisismo. Além disso, possuem uma percepção irreal de que as demais pessoas o adiram e podem até diminuir o esforço e êxito de outras pessoas.

Definem que a psicopatia é um acidente neurológico e que, portanto, se assim se nasce, não há possibilidade cura. Psicopatas não têm disposição para fazerem terapia, não são cooperativos e quando são pegos em seus deslizes, jamais sentem culpa ou vergonha.

A linguagem corporal do psicopata
O Coringa possui um sorriso diferente dos sorrisos habituais. Enquanto a maioria dos sorrisos sociais faz ativação da AU12, que se refere ao músculo Zigomático Maior, o sorriso do Coringa faz uso da AU13, Levator Angulis Oris, um músculo que fica entre o Zigomático Maior e Menor.

Ao contrário do que se pensa, os sociopatas não costumam ser muito pacientes. Eles se irritam com coisas pequenas do cotidiano e expressam a sua raiva e indignação com exuberância. Alguns indivíduos podem até reagir de forma violenta e agressiva para expressar a sua frustração.

Sente prazer em ser do contra - Uma das características mais notáveis de um psicopata de rede social é o prazer de ver o circo pegar fogo sem se importar com as consequências que isso pode ter para outras pessoas.