Qual nome da esposa de Obede-edom?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Mical

Foi durante o transporte da Arca da Aliança da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi, na festa para comemoração, que Davi dançou e tocou, e foi desprezado por Mical, sua esposa e filha de Saul. Obede Edom se tornou guarda do Templo [I Crônicas 15:21; 16:38].

Esaú

Ø QUEM ERA OBEDE-EDOM
Então vejamos: OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM denota que este homem era um descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú, sendo estes um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.

Os filhos de Obede-Edom foram: Semaías o primogênito, Jeozabade o segundo, Joá o terceiro, Sacar o quarto, Netanel o quinto, 5. Amiel o sexto, Issacar o sétimo, Peuletai o oitavo; porque Deus o tinha abençoado. 6.

As populações que formarão Edom parecem ser principalmente nômades sedentários de origem indígena. Assim como os povos vizinhos, amonitas, moabitas e israelitas, eles são descendentes de populações já presentes na região.

Abinadabe foi o homem em cuja casa a Arca da Aliança ficou guardada durante mais de vinte anos. Mas a Abinadabe é também o nome de pelo menos outras três pessoas na Bíblia, entre elas um dos irmãos do rei Davi. O nome Abinadabe significa “meu pai é generoso” ou “pai de generosidade”.

Rava, era a mãe do rei Davi de Israel e esposa de Jessé de Belém. Ela teve pelo menos nove filhos com Jessé: Eliabe, Abinadabe, Simeia, Netanel, Radai, Ozém, Davi, Zeruia e Abigail.

Obede: Significa "servo" ou "adorador". Obede tem origem hebraica. Surge a partir do nome hebraico Oved, que significa "o que serve" ou, possivelmente, "o que adora".

Boaz

Rute se casou com dois fazendeiros judeus.
Primeiro com Malom (Rt 4:10), depois, já viúva, casou-se com Boaz. Malom era o filho primogênito de Elimeleque e Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3). O relato bíblico nos revela que os dois filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas.

Existiu no tempo do Rei Davi um homem chamado Obed-Edom, que era levita, exercendo trabalhos no Templo do Senhor, cuja descendência serviu ao Senhor fazendo parte dos cantores dos turnos de adoração 24 horas diante da arca da aliança (I Crônicas 15,21.

O termo "geteu", é também aplicado a Obede-Edom, em cujo lar ficou temporariamente a arca do pacto. Alguns peritos acreditam que ele também era da Gate filisteia. No entanto, parece mais provável que Obede-Edom era levita, e talvez fosse chamado de geteu por ser da cidade levita de Gate-Rimom.

A arca da aliança foi levada para Jerusalém, por intermédio de Davi, e lá ficou guardada no interior do Templo de Salomão, construído apenas no reinado de Salomão.

Estes foram os filhos de Obede-Edom: Semaías, o mais velho, Jeozabade, o segundo, Joá, o terceiro, Sacar, o quarto, Natanael, o quinto, Amiel, o sexto, Issacar, o sétimo, e Peuletai, o oitavo.

três meses

A arca da aliança ficou ali três meses, e o SENHOR abençoou Obede-Edom e a sua família. O rei Davi soube que, por causa da arca, o SENHOR havia abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. Então tirou a arca da casa de Obede-Edom e, com uma grande festa, a levou para a Cidade de Davi.

Edom: Significa "vermelho", "avermelhado". Esse nome surge a partir do hebraico adom, que significa "vermelho", devido a isso, Edom ganha o sentido de "aquele de pele ou cabelos vermelhos", "avermelhado".

Quando Jerusalém foi capturada, o povo de Edom se recusou a ajudar o povo de Judá e regozijou-se com seu infortúnio, pilhou seus bens deixados para trás e entregou o povo aos babilônios (ver Obadias 1:11–14).

Obadias profetizou a destruição dos edomitas, uma consequência de seu orgulho e dos maus-tratos contra os israelitas. Ele também profetizou sobre a restauração de Israel e de pessoas que se tornariam salvadoras no Monte Sião.

Por sua vez, Yahweh é um deus outsider, cujo culto se desenvolveu nos territórios de Edom e Midiã. Não tão cedo, mas não depois do século IX, o culto de Yahweh foi introduzido no território e na cultura israelita.

Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical.

Obede Edom se aliançou com as primícias proféticas que estavam na Arca: O Maná, o suprimento de Deus no deserto; A vara de Arão, o símbolo do sacerdócio que deu flor e frutos milagrosamente, e a Lei, as primícias da aliança e direção de Deus para um povo escolhido. A sua prosperidade foi notória e a tua será também!