Qual nome da cobra preta da barriga branca?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Pseudoboa nigra

Reino:Animalia
Família:Colubridae
Subfamília:Xenodontinae
Género:Pseudoboa
Espécie:P. nigra

Entre as espécies preferidas pelas cobras-pretas estão a Bothrops asper e as dos gêneros Atropoides, Crotalus e Porthidium, entre outros. Elas também tendem a incluir outros vertebrados em sua dieta, como pequenos mamíferos, pássaros e lagartos.

Outras cobras como cascavéis e jararacas fazem parte da sua dieta alimentar, matando-as por constrição.

Segundo Comin, a espécie não só encontrada no Brasil, mas também está presenta na Bolívia e Uruguai. Entretanto, o biólogo aponta que é comum em áreas de caatinga e cerrado.

As muçuranas são endêmicas da América do Sul e, por aqui, são encontradas nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque; Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais); Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical.

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

Cobra-coral verdadeira

Cobra-coral verdadeira pode ser preta e branca; coloração varia entre as 45 espécies do Brasil.

Muçurana Pseudoboa nigra

Muçurana Pseudoboa nigra
Pseudoboa nigra, popularmente conhecida como cobra-preta ou muçurana, é uma espécie de serpentes pertencentes a família Colubridae, constituída por serpentes consideradas como não peçonhentas.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

A muçurana é imune ao veneno de outras cobras, embora tenha seus predadores naturais. De qualquer forma, por esse motivo, ela tem papel fundamental no controle natural da região.

Quando a muçurana está na sua fase juvenil, ela apresenta uma coloração laranja ou rosácea no seu corpo, e a cabeça preta. Por esta cobra apresentar a cabeça preta e o corpo laranja, ela passa a fazer parte de um grupo de espécies denominadas cobras falsa-coral, devido a algumas espécies possuírem essas cores também.

Muçurana, cobra preta, limpa mato, serpente de hábito terrícola. Em seu desenvolvimento apresenta variação ontogenética, nos jovens o corpo é avermelhado, cabeça negra com uma faixa nucal branco amarelada. O adulto é todo cinza escuro quase negro.

a cabecinha dela podia da cabeça preta o meia na cabeça e branquinho. a de uma pazinha plate eo resto por todo o corpo de rosa. ela tem um filhotinho ela tem 90% corpinho na cor rosa porque ela tem essa cozinha.

Répteis em casa somente com autorização do IBAMA!
Além disso, elas vêm com um microchip, que é usado pelos órgãos de controle na fiscalização. Tenha em mente que a posse de animais de forma ilegal é crime e está sujeita a penalidades!

A coloração da jararacuçu exibe diferenças ao longo de seu desenvolvimento e entre os sexos, neste último, conhecido como dicromatismo sexual. Nas fêmeas jovens, o dorso apresenta coloração variando de amarelada a bege rosado, enquanto nos machos é escuro com manchas de amareladas a marrom-acinzentadas.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

Alho espanta cobra? Se o cheiro do alho espanta até vampiros nas lendas, acredite: ele também espanta cobras! Plantar alho no seu quintal é garantia de que esses animais vão ficar bem, mas bem longe. Para além disso, você poderá preparar receitas com o alho que você mesmo colheu.

Segundo dados do Instituto Butantan, local de pesquisas e estudos de ofídios, a maioria das serpentes brasileiras são de porte médio. Por isso as partes baixas do corpo são as mais atingidas nas picadas, sendo 70% os pés e pernas, 13% mãos e antebraços e 17% outras áreas.

Uma das principais características físicas da jararaca é a sua cor marrom e a presença de manchas triangulares escuras pelo corpo. Além de uma cabeça triangular, esse tipo de cobra também apresenta uma faixa horizontal preta atrás dos olhos e em volta da boca.

As serpentes d'água mais comuns de jardim são as cobras bastardas ou cobras de escada. Com atividades diurnas e pouco noturnas, estas costumam ser vítimas de atropelamentos porque procuram sempre o calor retido no asfalto das estradas pra se aquecerem durante a noite.