Qual nome da cobra preta da barriga amarela?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Hydrophis platurus

Vez ou outra aparecem publicações e reportagens alertando para os perigos da cobra-do-mar-pelágio (Hydrophis platurus) - uma serpente marinha que pode medir até 90 centímetros e é reconhecida pela "barriga" amarela -, especialmente em ocasiões como janeiro de 2018 quando representantes dessa espécie foram parar em ...

Encontrada em quase todo o Brasil, exceto em algumas regiões do Sul, as caninanas são facilmente reconhecidas pelo padrão de cores amarelo e preto e o grande porte (podendo medir até dois metros de comprimento).

Em geral, pode-se dizer que é peçonhenta toda serpente que possuir fosseta loreal ou colorido vermelho, preto, branco (ou amarelado) sob a forma de anéis no corpo e presas situadas na parte anterior da boca.

A cobra-do-mar-pelágio (Pelamis platura, por alguns classificada como Hydrophis platurus), vulgarmente conhecida como serpente-de-barriga-amarela-do-mar ou serpente-marinha-pelágica, é uma espécie de cobra marinha que possui coloração amarelada.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

As chamadas cobras-corais-verdadeiras possuem coloração bastante característica, formada, geralmente, por anéis pretos, vermelhos e brancos. Chamamos essa coloração de aposemática ou coloração de aviso, uma vez que indica perigo e aparece geralmente em animais venenosos.

Sonhar com cobra preta e amarela simboliza que sua vida espiritual desempenha um papel importante e um desenvolvimento global em sua vida. Você vai conseguir muito quando criar uma conexão sólida com seus anjos e mestres.

A sua coloração varia de acordo com a idade, possuindo uma coloração rosada com cabeça escura, quando jovem, e quando adultos são preto azuladas com uma faixa branca na parte ventral. Apresenta veneno na sua peçonha mas não apresenta risco ao ser humano.

A cobra é agressiva, mas não tem peçonha e não apresenta perigo aos humanos, afinal, sua mordida não causa envenenamento. A caninana pode chegar a 2,5 metros de comprimento e é ágil para fugir, mas pode assumir posição de ataque se movendo rapidamente com botes para afugentar a ameaça.

Uma das principais características físicas da jararaca é a sua cor marrom e a presença de manchas triangulares escuras pelo corpo. Além de uma cabeça triangular, esse tipo de cobra também apresenta uma faixa horizontal preta atrás dos olhos e em volta da boca.

As serpentes d'água mais comuns de jardim são as cobras bastardas ou cobras de escada. Com atividades diurnas e pouco noturnas, estas costumam ser vítimas de atropelamentos porque procuram sempre o calor retido no asfalto das estradas pra se aquecerem durante a noite.

Píton-reticulada
Ela apresenta coloração que varia do amarelo ao marrom e possui padrões semelhantes a diamantes em seu dorso. Trata-se da maior serpente do mundo em comprimento, podendo atingir até 9 metros.

A Oxyrhopus trigeminus é uma espécie brasileira de serpente da família dos colubrídeos. Possuem coloração avermelhada, com anéis dorsais azuis ou negros e amarelos e ventre vermelho.

É uma serpente que da para manipular de boa, ela pode até morder, mas ela não tem veneno nenhum. A agressividade dela é para assustar mesmo, uma espécie de defesa. Ela não representa perigo nem para humanos e nem para animais domésticos”.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica.

E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados. Segundo o major Melo, a serpente peçonhenta mais comum no Estado é a Jararaca.

Experimente uma armadilha de rede.
Coloque alguns ovos no interior para usar como isca. A cobra vai se rastejar para dentro de um dos furos para tentar pegá-los, mas não conseguirá encontrar a saída. As armadilhas são baratas e fáceis de encontrar. Procure numa loja de artigos para pesca ou produtos para animais.