Qual nome da base fé OH 3?

Perguntado por: hhilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Exemplo: Fe(OH)3 (hidróxido de ferro).

As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais. A nomenclatura desses compostos baseia-se nessa sua formação, em que sempre se escreve primeiro “hidróxido de” seguido do nome do cátion.

Hidróxido + de + nome do elemento

  1. Iniciar a fórmula com a sigla referente ao nome do elemento;
  2. Em seguida, escrever o grupo OH, referente ao termo hidróxido;
  3. Por fim, escrever o número no lugar de x (presente na fórmula geral), o qual corresponde à carga do cátion formado pelo elemento.

De acordo com ele, base é toda molécula que em solução aquosa libera o íon hidróxido, ou hidroxila (OH-).

O nome das bases é formado pela palavra hidróxido seguida da preposição de e do nome do cátion: hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de potássio (KOH), hidróxido de alúminio [A1(OH)3] etc. Alguns metais podem apresentar mais de uma valência e, assim, formar mais de uma base.

Adenina, guanina, citosina, timina e uracila
As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição.

As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes.

O hidróxido de Alumínio (Al(OH)3) é usado em várias aplicações tais como aditivo anti-chamas para polímeros, em tratamento de água e como precursor para catálise e filtros [1- 4].

bottom s. Os produtores primários estão na base da cadeia alimentar.

Basicamente, a nomenclatura dos sais é realizada escrevendo-se o nome do ânion que veio do ácido, trocando-se a sua terminação, conforme mostrado abaixo, terminando com o nome do cátion que veio da base. Nesse caso, trocou-se “ico” por “ato”.

O hidróxido de alumínio [Al(OH)3] pode ser utilizado como antiácido por ser uma base praticamente insolúvel, o que a caracteriza como uma base fraca.

e) Sr(OH)2, hidróxido de estrôncio.

Monobases: bases que apresentam um grupo OH-. Exemplos: AgOH (hidróxido de prata), NaOH (hidróxido de sódio). Dibases: bases que se caracterizam pela presença de dois grupos OH-. Exemplos: Ba(OH)2 (hidróxido de bário), NiOH2 (hidróxido de níquel).

Base é uma substância inorgânica que, segundo o químico sueco Svante Arrhenius, ao ser colocada em água, sofre o fenômeno da dissociação iônica, na qual há a liberação de íons: cátion (Y+) e ânion hidróxido (OH-).

Você sabe, realmente, para que serve a base? Com a principal finalidade de estruturar a maquiagem e facilitar a absorção dos demais produtos, a base possui versões e texturas bem diferentes, e cada uma proporciona acabamentos distintos.

íon-hidróxido

O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água.

Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).

Exemplos de Bases

  • Hidróxido de Sódio (NaOH)
  • Hidróxido de Amônio (NH4OH)
  • Hidróxido de Potássio (KOH)
  • Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2)
  • Hidróxido de Ferro Fe(OH)3
  • Hidróxido de Cálcio (Ca (OH)2)

Hidróxidos, popularmente chamados de bases de Arrhenius, são compostos inorgânicos formados a partir da ligação de um cátion e um grupamento hidroxila (OH-). Segundo Arrhenius, base ou hidróxido é toda substância que, em solução aquosa, se dissocia liberando exclusivamente como ânion o íon OH-.