Qual nível de vitamina B12 é considerado baixo?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Em geral, isso acontece quando os valores identificados nos exames estão abaixo de 200 pg/ml, embora esse patamar de referencia possa variar de acordo com uma série de fatores. Em todo caso, normalmente são prescritos suplementos com quantidades de vitamina B12 que podem variar entre 1.000 a 2.000 mcg por dia.

O exame mais comum para identificar os níveis de vitamina B12 no organismo é o que mede a sua presença no sangue. Considera-se como valores normais a presença de 200 a 900 pg/ml dessa substância no organismo. Valores menores ou maiores indicam desordens fisiológicas.

Qual é a quantidade ideal de vitamina B12 por dia
Para manter um nível adequado de vitamina B12 no organismo, a quantidade ideal desse nutriente é de 2,4 mcg por dia.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

O sistema nervoso sofre com a deficiência do componente – há formigamento, dores, perda de coordenação motora, paralisia e espasmos quando não há vitamina B12 suficiente no organismo. Dessa forma, consumir produtos ricos na substância irão impedir que você tenha problemas de saúde e de ordem psicológica.

  1. Vitamina B12 Lauton Nutrition. Vitamina B12 9,94mcg - 60 Cápsulas - Lauton Nutrition. ...
  2. Vitamina B12 Maxinutri. Vitamina B12 (60 cápsulas) - MaxiNutri. ...
  3. Vitamina B12 Nutrify. Vitamina B12 60 caps - Nutrify. ...
  4. Vitamina B12 Unilife. ...
  5. Vitamina B12 Spring Valley. ...
  6. Vitamina B12 Swanson. ...
  7. Vitamina B-12 Puritan's Pride. ...
  8. Vitamina B12 Natrol.

Anemia Perniciosa, doença autoimune causada pela deficiência de vitamina B12. Anemia perniciosa, um subtipo da anemia megaloblástica, caracteriza-se pela deficiência de vitamina B12, que não é absorvida pelo organismo. Formigamento e dificuldades para andar podem acometer o portador da doença.

A posologia para adultos assintomáticos é de 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas. A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”.

Porém, nos anos de pandemia surgiram diversas pesquisas apontando que ela possui também um importante papel para o sono de qualidade. A falta de vitamina D no organismo tem relação com a má qualidade do sono e afeta diretamente os tempos de vigília e frequência, o que não permite um sono mais profundo de recuperação.

Assim, a deficiência de vitamina B12 causa confusão mental e até mesmo perda do juízo, sem contar na incapacidade da pessoa de executar uma série de atividades simples – principais características que surgem junto a demência.

Citoneurin® não deve ser utilizado em neuralgias e neurites graves. Há relatos de neuropatia induzida pela vitamina B6 quando utilizada em doses diárias superiores a 50 mg durante uso prolongado (6-12 meses); assim, recomenda-se monitoramento regular em tratamentos de longa duração.

Entre as vitaminas do complexo B, existe uma que ajuda bastante a melhorar os níveis de energia do corpo. É a vitamina B12, encontrada na carne bovina e nos laticínios, [1] que atua no processo de transformar a comida em energia. As 7 melhores vitaminas para cansaço e sono.