Qual nível de ureia e preocupante?

Perguntado por: lresende9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Crianças acima de 1 ano: maior que 11mg/dL e menor que 38mg/dL. Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.

Resultados normais: Os valores de referência para ureia variam de 10 a 45 mg/dL (miligramas por decilitro de sangue). Os valores podem ser diferentes conforme o sexo e idade. - Problemas durante a gravidez, como pré-eclâmpsia.

Valores de referência do Exame Ureia – Hemodiálise
Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.

Bom, como dito antes, a ureia é uma substância que quando identificada em níveis elevados pode significar alterações na sua função renal. Quando os rins começam a funcionar inadequadamente e não filtram o sangue da maneira correta, a concentração de ureia no sangue acaba se elevando.

Quando ocorre elevação de ácido úrico ou ureia no sangue é fundamental restringir alimentos ricos em purinas de origem animal (carnes, pato, miúdos, embutidos e frutos do mar) e alimentos/condimentos industrializados como caldos de carne e sopas instantaneas.

Os sinais e sintomas de uremia (acúmulo de uréia) são anorexia (redução do apetite), náuseas, vômitos, sonolência, confusão mental, e convulsões em alguns casos. O exame físico varia de acordo com a etiologia.

Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Quem deve fazer hemodiálise ? Todos os pacientes que apresentarem doença renal crônica estágio terminal (Clearance Creatinina < 15 mL/min) devem iniciar a hemodiálise (Doença Renal Crônica – Saiba mais sobre essa silenciosa doença).

IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Essa substância não é classificada como perigosa pela ONU. Quando em pó, em caso de vazamento pode causar irritação nas mucosas nasais. Outros perigos: O produto não é inflamável, combustível, ou explosivo e tem baixa toxicidade oral e dérmica.

Quem necessita fazer esse tratamento? A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista).

Os valores de referência empregados para ureia e creatinina foram 10 mg/dL a 45 mg/dL e 0,50 mg/dL a 1,20 mg/dL, respectivamente.

Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.

Reduzir o consumo de proteínas animais, manter-se hidratado, praticar exercícios físicos regularmente, consumir alimentos com propriedades diuréticas e considerar suplementos naturais reduz os níveis de creatinina no sangue e mantem a saúde renal.

O tratamento da creatinina alta depende do que está causando a doença, mas pode envolver desde o uso de medicamentos até alterações na dieta e na alimentação do paciente, ajudando a controlar os indicadores de creatinina presentes em seu sangue.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

Quais são os sintomas da creatinina alta?

  • náuseas;
  • vômito;
  • cansaço e fraqueza;
  • retenção de líquido;
  • falta de apetite;
  • falta de ar;
  • confusão mental;
  • emagrecimento.

Quando a creatinina é preocupante? Os resultados considerados “alterados”, ou seja, com o nível de creatinina elevado, precisam estar acima dos valores de referência (1,2mg/dl).

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.