Qual nível de TGP é preocupante?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Resultados menores que 55 U/L indicam que a TGP está na faixa normal. Resultados maiores que 55 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

TGO e TGP elevados
Em outras situações, quando os níveis estiverem entre 1.000 e 3.000, pode ser uma doença, uma hepatite, medicamentos, entre outros. Neste caso, recorra rapidamente ao médico, pois você está com uma doença aguda.

Os níveis de TGO e TGP podem alterar devido a diferentes fatores. Eles indicam em geral problemas no fígado. Quando ocorrem essas alterações, é fundamental fazer o acompanhamento médico e realizar todos os exames solicitados para que a investigação seja feita mais a fundo e o problema de identificado e tratado.

Resultados menores que 55 U/L indicam que a TGP está na faixa normal. Resultados maiores que 55 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

O tratamento de TGO e TGP alterados depende da causa. Em alguns casos, mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma dieta saudável, perda de peso e a suspensão do consumo de álcool, podem ser suficientes para normalizar os níveis das enzimas.

TGP é a sigla para transaminase glutâmica pirúvica, uma enzima produzida pelo corpo com o objetivo de atuar na produção de energia. Essa enzima está presente em certas células do corpo, principalmente no fígado.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

Geralmente, essas pessoas descobrem a condição acidentalmente, por meio de exame de imagem, como ultrassonografia, ou até mesmo pela elevação de enzimas hepáticas, o que acontece na minoria dos casos.

Normalmente, TGO e TGP acima de 150 U/L indicam doenças do fígado, necessitando de exames complementares para se definir quais são. Se os valores estiverem acima de 1000 U/L, o indicativo é para hepatites virais, isquêmicas ou por drogas (por exemplo, intoxicação de Tylenol.

Resultados menores que 55 U/L indicam que a TGP está dentro da faixa normal. Resultados maiores que esse valor são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado.

A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.

Inclua alimentos ricos em antioxidantes na dieta, como mirtilos, cenouras, batatas, beterrabas e abacates. Substitua a carne vermelha e gordura por proteínas magras como peixe e frango. Prefira laticínios desnatados e coma nozes e sementes de lanche.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

GGT é a sigla para Gama Glutamil Transferase. O exame de GGT também pode ser chamado simplesmente de Gama GT ou de gamaglutamiltransferase. A Gama Glutamil Transferase é uma enzima encontrada no fígado e em outros órgãos do corpo humano, como rins, vesícula biliar e pâncreas.

Medicamentos de uso continuo como os anti-hipertensivos se mostraram altamente influenciadores no exame de dosagem de lipídeos, seguidos de diuréticos que alteram o perfil glicídico e AINES que causam diferenciação de TGO e TGP.

Já nos casos de cirrose, os valores costumam ficar semelhantes (TGO/TGP = 1).

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.