Qual nível de glicose normal após refeição?

Perguntado por: azagalo4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Qual é o nível normal de glicemia? Ao fazer a medição sanguínea da glicemia, ela é considerada normal quando apresenta os seguintes valores: Glicemia de jejum: entre 70 a 99 mg/dL. Glicemia pós-prandial: até 140 mg/dL.

Nossa glicemia começa a se elevar em apenas 15 minutos após o consumo de alimentos com muito açúcar ou refrigerante. Isso faz com que o nosso organismo libere muita insulina para fazer com essa glicose entre nos tecidos musculares e fígado e normalize a quantidade de glicose no sangue.

Embora geralmente seja requisitado que a medida seja feita em jejum, é importante que em alguns dias também se meça 2 horas após as refeições, pois a pessoa pode apresentar níveis normais em jejum, mas desregulados após se alimentar. Também é comum o médico indicar que em alguns dias se meça a glicemia antes de dormir.

Se a medida for feita até 2hs após o jantar considera-se como normal valores até 140 mg/dl. A partir deste horário tem-se um queda progressiva dos níveis de glicose sendo que as medidas da glicemia 3hs após o jantar deve ser menor que 100 mg/dl.

Tabela 1. Correlação entre glicemia de jejum e A1C. Adaptado de referência 1.

Hemoglobina glicada A1C< 7,0%
Glicemia pré-prandial70 a 130 mg/dl
Glicemia pós-prandial< 180 mg/dl

O ideal é que a coleta do sangue seja realizada após 2hs do término da refeição. Valores acima de 140 mg/dL devem ser reavaliados com novos exames e mudança de hábitos de vida.

Após uma refeição, a glicemia aumenta devido à absorção da glicose no intestino delgado. A homeostase da glicemia precisa do transporte da glicose para o interior das células do organismo, o que depende da liberação de insulina pelas células beta do pâncreas.

Outra boa sugestão de café da manhã, por exemplo, é comer banana, aveia e canela. Essa combinação é interessante para quem está tentando controlar a glicemia, isso porque a canela tem efeito hipoglicemiante. Quando misturada com a aveia, que possui fonte de fibras, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico da banana.

Causas da hipoglicemia
A maior ocorrência dos casos de hipoglicemia são em pessoas portadoras de diabetes, sendo causados por desregulações nos níveis de insulina ou mesmo por medicamentos utilizados para diabetes, que diminuem os níveis de glicose no sangue.

06 frutas mais indicadas para diabéticos

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: Devido às suas propriedades digestivas, o abacaxi auxilia na absorção de carnes e outras proteínas pelo organismo. ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

De maneira geral, sem a ingestão de alimentos, o ideal é que seus níveis de glicose estejam entre 75 e 140 mg/dL; após o café da manhã, almoço e jantar, entre 75 e 160 mg/dL. Então, não tem com o que se preocupar se o número estiver nesses parâmetros.

A condição ocorre quando o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina, o que faz com que o indivíduo tenha picos de açúcar no sangue que não serão convertidos em energia para o corpo. “O problema em si não é a insuficiência da insulina. Ela está lá.

Resultado: os níveis de açúcar no sangue sobem a partir das 2 da madrugada. Quando você acorda, eles estão anormalmente altos. Todo mundo apresenta o fenômeno do amanhecer, só que em pessoas sem diabetes, os níveis de insulina aumentam para dar conta da glicose extra liberada pelo fígado.

Cenouras, tomate cereja ou pepino. Cenouras e vegetais também são bons lanches para dormir para diabetes porque têm um índice glicêmico baixo. Isso significa que eles não aumentarão seu açúcar no sangue tanto quanto algumas outras opções de alimentos.

O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl. Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Sim, é possível reverter com alimentação, mas quanto melhor o estilo de vida, maior a chance de reversão. Alimentação saudável é fundamental. Uma dieta rica em vegetais, grãos integrais, laticínios e frutas (mas não em suco de frutas), evitando-se o excesso de açúcar, carboidratos, gorduras saturadas e trans.