Qual nível de gama GT é preocupante?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Valores pouco aumentados, menores que 100, podem não ser indicativos de alguma doença; enquanto números mais altos necessitam de atenção. Contudo, após a realização do exame, deve-se procurar um médico especializado, que dará todas as orientações corretas sobre a análise dos valores indicados.

Seu aumento pode indicar uma doença no fígado (aguda ou crônica). Pode estar aumentada com o uso de medicações e álcool. É um marcador mais sensível para lesões colestáticas (obstrução dos canais biliares) do que a fosfatase alcalina. A causa mais comum de aumento discreto de GGT é a esteatose (gordura) hepática.

Qual a função do exame Gama GT? Quando a enzima GGT apresenta um nível de elevação constante, pode ser um sinal de desequilíbrio no organismo. A principal função do Gama GT é avaliar as alterações hepáticas que podem ser provocadas por diversos fatores, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

07 a 60 U/L para homens; 05 a 43 U/L para mulheres.

Valores da TGO e TGP
Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 e 50 U/L. Valores até três vezes maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado.

É preciso fazer jejum de algumas horas, já que os níveis de GGT podem diminuir após refeições, e se abster de bebidas alcoólicas por 24 horas antes do exame. Os medicamentos utilizados devem ser informados, já que algumas substâncias, até mesmo suplementos alimentares podem alterar a Gama GT.

Aumento isolado da Gama GT (com níveis de AST e ALT normais) pode ocorrer pela ingestão de álcool e barbitúricos, mesmo sem evidências de lesões hepáticas.

Os vegetais são ricos em fibras e em vitamina C, que ajudam a diminuir os níveis de gama GT. Procure comer duas porções de vegetais por dia. Por exemplo, você pode comer uma salada de acompanhamento na hora do almoço e um prato de brócolis cozidos no vapor ou aspargo grelhado no jantar.

A Gama Glutamil Transferase é uma enzima encontrada no fígado e em outros órgãos do corpo humano, como rins, vesícula biliar e pâncreas. Sua análise laboratorial é realizada de rotina, com o objetivo de estudar a saúde do fígado do paciente e seu funcionamento.

Causas de lesão hepática
O fígado pode ser danificado como resultado de um impacto (por exemplo, um acidente com veículos a motor) ou devido a um trauma penetrante (tal como uma ferida causada por disparos ou objetos cortantes).

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

O que é? A gamaglutamiltransferase (GGT ou gama GT) é uma enzima que se encontra em diversos órgãos do corpo, como rim, fígado, vesícula biliar, baço e pâncreas. Entre estes, o fígado é a principal fonte de GGT no sangue. O exame de gama GT mede as quantidades dessa enzima no sangue e avalia a função hepática.

Logo, o Hepatologista é o médico que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e gestão das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas. Perceba que a atuação desse especialista é diferente da do médico para estômago, ou seja, do gastroenterologista.

O valor / preço do exame GAMA GT (GGT) está em R$ 24 e é entregue em até 12 horas após a sua realização.

Quando o Gama GT é solicitado? Geralmente, o Gama GT é indicado para os pacientes com suspeita de alterações no fígado, como hepatite, cirrose ou uso de álcool em excesso. Caso exista a suspeita de pancreatite, baixa vitamina D ou nível elevado de fosfatase alcalina, também é indicado o exame.

Beba sucos cítricos ricos em vitamina C.
A vitamina C auxilia no reparo do tecido e na cicatrização de feridas; comer frutas ou tomar sucos cítricos promove a cura do fígado, trazendo os níveis de enzimas à normalidade. As frutas cítricas também são conhecidas por reduzirem o risco do câncer de fígado.

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.