Qual nervo passa pelo braço?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

plexo braquial

O plexo braquial é o conjunto de nervos que faz a comunicação entre os braços e o cérebro. Tudo que se passa com o nosso braço, ou seja, as sensações e os movimentos dos ombros, cotovelos, antebraços, punhos e mãos, depende da saúde e da integridade do plexo braquial.

Sintomas

  1. Flacidez no braço;
  2. Paralisia em seu braço ou sua mão;
  3. Diminuição do controle muscular em seu braço, sua mão ou seu pulso;
  4. Falta de sensibilidade ou dormência no braço ou na mão;
  5. Dor no braço, na mão ou no pulso.

As causas da lesões
Os nervos do plexo braquial podem ser danificados pelo alongamento, pressão ou corte. O alongamento é o tipo mais comum e ocorre quando a cabeça e o pescoço são forçados para longe do ombro. As causas mais comum são acidentes de alta energia como queda de motocicleta ou acidente de carro.

Síndrome de Parsonage Turner (Inflamação no nervo)
Assim, poderá gerar dificuldade para rodar o braço para fora ou para colocar o braço para cima, por exemplo. Além disso, após um período, pode acarretar uma atrofia no grupo muscular que é inervado pelo nervo acometido.

Medicamentos: analgésicos e anti-inflamatórios podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação. Injeções: injeções de corticosteroides podem ser usadas para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Cirurgia: em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a causa subjacente da dor no braço.

A compressão de nervos que vão para o braço e mão (na coluna cervical) pode vir de várias causas: hérnia discal, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma. A compressão de nervo no membro superior pode exigir a necessidade de uma cirurgia.

Tratamento não Cirúrgico
Seu médico pode recomendar fisioterapia à medida que sua lesão cura para evitar rigidez articular e muscular. Você provavelmente também precisará descansar o braço e o ombro, e evitar atividades extenuantes.

Quando um nervo é lesado, sua função fica prejudicada. Em geral é possível identificar se um corte pegou um nervo a partir dos sintomas que ocorreram após o ferimento.

No local do corte, sempre que há lesão de um nervo, haverá a sensação de choque ao ser tocado, semelhante a um fio elétrico desencapado. Chamamos isso de Sinal de Tinel.

Nesses casos, os nervos podem ou não se recuperar sozinhos. A recuperação dos nervos é bastante variável, e pode levar até alguns anos de acordo com a gravidade da lesão. Lesões desmielinizantes podem se recuperar em alguns meses, lesões axonais podem demorar de meses a anos. Há ainda os casos de lesão permanente.

Confira 8 formas de como aliviar dor muscular e ficar longe de lesões

  1. Fazer alongamentos. ...
  2. Colocar bolsas com gelo. ...
  3. Fazer compressas com bolsa de água quente. ...
  4. Usar medicamentos. ...
  5. Receber massagens. ...
  6. Praticar a suplementação. ...
  7. Realizar a ventosaterapia. ...
  8. Fazer um tratamento natural com banho quente.

Ao notar dor intensa do tipo opressora ou como um peso no peito, combinada a formigamento ou dor no braço, pode ser sinal de angina ou infarto. Nessa situação, vá ao pronto-socorro mais próximo. Além dessa emergência cardiovascular, há outros cenários que pedem avaliação médica para tratar agravos à saúde.

Principais sintomas

  • Dor aguda;
  • Paralisia ou fraqueza dos músculos próximos ao nervo acometido;
  • Dor constante;
  • Sensação de queimação;
  • Sensibilidade maior.

O músculo bíceps tem dois tendões que fixam a escápula na articulação do ombro e um tendão que se prende a um dos ossos do braço (rádio) no cotovelo. Os tendões do bíceps no ombro são mais propensos a sofrer laceração do que o do cotovelo.

No entanto, em geral, a crise aguda leva até seis semanas para se curar completamente.