Qual nervo causa miose?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A íris é composta por dois músculos, o músculo esfíncter da pupila, com inervação parassimpática, responsável pela miose (contração) pupilar, e o músculo dilatador da pupila, com inervação simpática, responsável pela midríase (dilatação pupilar).

A constrição da pupila ocorre em situações de alta luminosidade. Essa ação é produzida pela músculo esfíncter da pupila através do controle do sistema nervoso parassimpático (nervo craniano III: oculomotor).

Causas na midríase
Na midríase pupilar unilateral, as causas estão relacionadas, na maior parte das vezes, com o bloqueio do nervo que estimula o esfíncter da pupila. Este bloqueio impede uma normal resposta a estímulos luminosos como, por exemplo, na pupila de Holmes Addie.

Nervo troclear
Ele deixa o crânio através da fissura orbitária superior. Ele inerva um único músculo do olho: o músculo oblíquo superior. Esse nervo controla a motricidade da abdução, depressão e rotação medial (interna) do olho.

III par – Nervo Oculomotor
Esse nervo, diferentemente dos dois primeiros, é exclusivamente motor, sendo responsável principalmente pela motricidade extrínseca dos olhos. Dessa forma, ele inerva os músculos que fazem nossos olhos se mexerem: o reto superior, reto inferior, reto medial e oblíquo inferior.

O nervo trigêmeo é o principal nervo da face e sua função primordial é veicular toda a sensibilidade desde o topo da cabeça, toda a face e a maior parte da boca e língua. Mas é anatomicamente o quinto nervo craniano (V em algarismo romano) e é um nervo misto pois possui funções sensoriais e motoras.

O nervo vestibulococlear apresenta uma parte coclear (NERVO COCLEAR) que está relacionado com a audição e uma parte vestibular (NERVO VESTIBULAR) que medeia o senso de equilíbrio e posição da cabeça.

nervo óptico

O nervo óptico (um nervo craniano), que leva impulsos da retina para o cérebro, assim como outros nervos cranianos, que transmitem impulsos a cada músculo do olho e se movimentam pela órbita (a cavidade óssea que circunda o globo ocular).

Uma das principais causas de pupilas mióticas acaba sendo a idade do paciente, afinal, pessoas de faixa etária mais elevada têm uma probabilidade maior de apresentar a pupila miótica. A miose também se dá em decorrência de algumas doenças como a síndrome de Horner, tumor de pancoast e hemorragia intracraniana.

A diplopia binocular se refere ao sintoma de visão dupla causada por desalinhamento do eixo ocular dos dois olhos. Dos casos que se apresentam ao departamento de emergência (DE) com diplopia, a maioria é binocular, com as paralisias do nervo craniano (especialmente do sexto nervo) estando entre as causas mais comuns.

sistema nervoso simpático

Dilatador da pupila responsável pela dilatação(midríase) Inervação: sistema nervoso simpático.

4 – Anisocoria na paralisia oculomotora
O terceiro nervo craniano controla também diversos músculos que movem os olhos. Ele também controla o músculo que abre a pálpebra e o músculo que contrai a pupila. O problema com o terceiro nervo pode resultar em uma pálpebra caída, visão dupla e/ou um aumento da pupila.

O nervo vago controla funções involuntárias do corpo e, uma vez que contém tanto fibras sensoriais como motoras, é responsável por sensações e por movimentos e gere funções corporais como: Ritmo cardíaco e pressão arterial. Respiração.

Lesão do nervo troclear
Fraqueza do músculo oblíquo superior causa diplopia vertical, que piora quando o paciente olha para baixo. Para compensar isso, o paciente aprende a adotar determinada postura da cabeça. Para desvios verticais, adota elevação ou depressão do queixo.

Formado por nervos sensitivos, os nervos aferentes enviam sinais da periferia do corpo para o sistema nervoso central por meio de sinais (fibras) sensoriais. Chamados de nervos (fibras) motores, os nervos eferentes enviam sinais do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas através de sinais estimulantes.

São eles: olfatório (I), óptico (II), oculomotor (III), troclear (IV), trigêmeo (V), abducente (VI), facial (VII), vestibular (VIII), glossofaríngeo (IX), vago (X), acessório (XI) e hipoglosso (XII).

Esse nervo nasce no tronco cerebral, uma região que está localizada mais ou menos atrás das orelhas. A partir dali, desce por cada lado do pescoço, atravessa o tórax e chega até o abdômen.

Esse tipo de paralisia pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade, mas é mais comum após os 40 anos. Apesar de não ter uma causa identificada, alguns estudos indicam que ela pode ocorrer devido a infecções por bactérias ou vírus.

- Motor: nervo oculomotor (NC III), nervo troclear (NC IV), nervo abducente (NC VI), nervo acessório (NC XI), nervo hipoglosso (NC XII). - Misto (ambos): nervo trigêmeo (NC V), nervo facial (NC VII), nervo glossofaríngeo (NC IX), nervo vago (NC X).

Continuar lendo Qual droga causa miose?