Qual música era sucesso em 1975?

Perguntado por: nmorgado7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Dave MacLean - Do You Wanna Dance? James Taylor - How Sweet It Is (To Be Loved By You)? Lobo - Where Were You When I Was Falling in Love? The Three Degrees - T.S.O.P.

Em 1972, a música brasileira vivia um de seus anos mais intensos. Marcava a maturidade de uma geração de artistas, como Caetano Veloso e Elis Regina, e o início de uma fase de ouro da indústria fonográfica no país, quando milhões de discos eram vendidos mesmo se eles não tivessem apelo comercial.

Pode-se dizer que o nascimento da MPB passou pelos festivais de música, promovidos por emissoras de TV, como a Record e a Globo, de 1965 a 1972. Em vez de chegar ao público pelo rádio, a música entrava na casa das pessoas pela televisão e só depois pelo disco. Os festivais acabaram se transformando em palco político.

Raul Seixas

Raul Seixas foi uma figura incontornável da música e da cultura brasileira. Apontado como o Pai do Rock nacional, o cantor e compositor se destacou pela sua postura de contestação e suas letras profundas, com reflexões místicas, sociais e filosóficas.

A década de 70 foi marcada pelo rock progressivo, pelo heavy metal incipiente, pelo reggae, pelo punk , na segunda metade da década, pela música disco e fechando a década, o movimento new wave (nova onda).

#TBT: em 1979, Blondie chegou ao topo da parada britânica 'Heart of Glass' Para o nosso TBT de hoje, vamos relembrar o single de uma banda muito especial e marcante dos anos 70.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

O governo aprovou uma Lei de Anistia para os crimes políticos cometidos pelo e contra o regime, as restrições às liberdades civis foram relaxadas e, então, eleições presidenciais indiretas foram realizadas em 1984, com candidatos civis e militares.

Nas vitrolas rolava todo tipo de som. Do experimentalismo de Caetano Veloso e Walter Franco a música popular e romântica de Odair José e Antônio Marcos. Da força percussiva de Naná Vasconcelos aos rebolados dos Secos & Molhados.

Os Festivais de Música Brasileira foram uma série de concursos de canções originais e inéditas transmitidos por algumas emissoras de televisão brasileira (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) entre os anos de 1965 a 1985.

Masterboy - Is This The Love? Queen Latifah - U.N.I.T.Y. R.E.M. - What's The Frequency, Kenneth? Roxette - Crash!

Eu Me Rendo Fábio Jr.

Nos anos 70, o MPB viveu seus melhores momentos com Luiz Melodia, Elis Regina, Caetano Veloso e Gilberto Gil, mas o samba se destacou como nunca. Grandes nomes como Benito Di Paula, Clara Nunes, Agepê, Luiz Ayrão embalaram a década de ouro do samba.

Bee Gees - How Can You Mend A Broken Heart? Chicago - Does Anybody Really Know What Time It Is? Cláudia Barroso - Quem mandou você errar? Creedence Clearwater Revival - Have You Ever Seen The Rain?

Lista de músicas de 1985 (em ordem alfabética):
Aretha Franklin - Who's Zoomin' Who? Eurythmics - Would I Lie To You? Heart - What About Love? Impacto - Hey, Tchê!

Os festivais de música brasileira despertavam paixões no público, com vaias e aplausos calorosos. Mas, nos rebeldes anos 1960 e 1970, cantar virou atividade de risco, já que a censura baixava seu carimbo sobre aqueles que se insurgiam contra o regime.

Beatles

Em 1964, Beatles apareceram pela primeira vez na Folha como 'donos do sucesso'

A música dos anos 60 no mundo
Os anos 60 foram marcados pela popularização do Rock and Roll com bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Credence Clearwater Revival, The Who, entre tantas outras. Nessa época, também, a música era considerada pelos jovens como um ato político, por isso os influenciava tanto.

Luzes coloridas, refletores piscando e roupas brilhantes, bem no estilo de Os Embalos de Sábado à Noite — esse era o cenário de uma discoteca no fim dos anos 70.