Qual músculo responsável por mover e estabilizar os ossos?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

músculos estriados esqueléticos

Esses músculos são chamados de estriados porque, quando vistos ao microscópio, suas fibras apresentam faixas ou estrias transversais. Os músculos estriados esqueléticos agem em conjunto com os nossos ossos, fazendo com que o nosso corpo se movimente.

Os músculos movem os ossos pelo sistema simples das alavancas. Um pequeno movimento de um músculo preso perto da extremidade de um osso pode causar um movimento maior na outra extremidade do osso. A força muscular é transferida aos ossos pelos tendões, alguns dos quais bem compridos.

O músculo estriado esquelético é constituído por células (fibras) cilíndricas, longas e multinucleadas com estriações transversais bem evidentes pela microscopia de luz e disposição regular, em toda extensao da célula.

Músculos Rotadores: esses músculos agem para estabilizar as articulações. Músculos Abdutores: esse grupo de músculos auxilia no afastamento das articulações a um plano mediano. Músculos Adutores: os músculos adutores auxiliam na aproximação das articulações a um plano mediano.

O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.

Existem três tipos de ações: ação isométrica, concêntrica e excêntrica. Quando a força interna produzida pelo músculo se iguala a resistência externa e não há movimentação das partes corporais, temos a ação “isométrica”.

O músculo liso é regulado pelo seguinte: sistema nervoso visceral; neurotransmissores -> ex.: norepinefrina, acetilcolina. hormônios (hormonas) -> ex.: estrogênio, ocitocina (oxitocina)

músculo estriado cardíaco

O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio.

O tecido muscular estriado esquelético, como o próprio nome indica, está preso aos ossos e apresenta células longas e com muitos núcleos (multinucleadas). Os núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos ao sarcolema (membrana plasmática das células do tecido muscular).

Em uma articulação móvel, os ligamentos são responsáveis por manter os ossos no seu devido lugar, permitindo que eles resistam ao movimento. Esses ligamentos são constituídos de tecido conjuntivo fibroso e ligam-se à outra camada de tecido conjuntivo que reveste os ossos (periósteo).

É o sistema motor o responsável por controlar nossos diversos tipos de movimentos: reflexos: movimentos involuntários frutos do nosso reflexo (contrações e relaxamentos após estímulos);

A movimentação dos ossos se dá pelas contrações dos músculos, que ocorre sob o comando do sistema nervoso. Como os músculos se prendem aos ossos pelos ligamentos, cada contração muscular deslocará o osso em determinada direção. A contração é a especialidade das fibras que compõem os músculos.

Os músculos são capazes de realizar o movimento de contração e relaxamento e é isso que favorece a realização dos movimentos do dia a dia, como andar, correr, pular, sentar, além de outros que são essenciais para o funcionamento correto do corpo, como circular o sangue, respirar e realizar a digestão.

Os tendões conectam as extremidades dos músculos aos ossos ao passo que os ligamentos conectam ossos a outros ossos.

A maioria dos músculos esqueléticos está ligada a dois ossos através de uma articulação, de modo que o músculo serve para mover partes desses ossos para mais perto umas das outras. As células do músculo esquelético são fibras longas, retas e multinucleadas.