Qual músculo fecha os olhos?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

O músculo orbicular do olho é um esfíncter elíptico, fino e plano, que envolve o ádito da órbita, consistindo de 2 porções: orbital e palpebral(2,3). O fechamento forte das pálpebras é executado com a colaboração da parte orbital, levando a pele da fronte, têmpora e bochecha em direção ao ângulo médio das pálpebras.

O músculo orbicular dos olhos é um esfíncter fino, plano e elíptico, que circula o anel orbital. Protege o olho da luz intensa e do perigo iminente. A parte palpebral une as pálpebras levemente, como no sono e no piscar, e a parte orbital coopera para o fechamento forçado do olho como proteção.

O músculo orbicular do olho possui também uma porção palpebral, que fecha as pálpebras delicadamente, como quando piscamos, dormimos e etc.

Para isso, segure a base dos cílios levemente com os dedos, mas sem apertar os olhos. Apenas apoie seus dedos nos pelinhos para impedir que os olhos abram. Então, faça força para abrir as pálpebras e depois relaxe. Vá repetindo essa sequência, mas sem usar os músculos da sua testa, somente a força da pálpebra.

Coloque o seu dedo indicador no extremo das sobrancelhas e puxe para baixo enquanto tenta levantar as pálpebras para cima. Repita este exercício 15 vezes e alterne com o movimento seguinte, que passa por por colocar a ponta dos dedos junto à têmpora e esticar a pele para trás e abrir e fechar os olhos 25 vezes.

A queda da pálpebra pode ser resultado de doenças neurológicas e musculares, envelhecimento, lesão, tumores, enxaquecas, trauma ocular e intervenção cirúrgica são alguns fatores que podem ocasionar a queda da pálpebra.

O piscar é um movimento natural que age no relaxamento da musculatura ocular e lubrifica a região. O momento traz relaxamento ativo para os olhos e é indicado principalmente para quem trabalha o dia todo frente ao computador. Pode ser feito a cada duas horas, pelo período de 5 minutos.

A origem da paralisia oculomotora pode ser congênita ou após traumatismos (cranianos ou orbitários), acidentes vasculares (hipertensão, diabetes), processos inflamatórios (celulite, meningite), ou compressivos (tumor, aneurisma). Além disso, podem ter origem em doenças do próprio músculo (miastenia).

A função da parte frontal do músculo occipitofrontal é elevar as sobrancelhas e enrugar a pele da testa, enquanto a da parte occipital é retrair o couro cabeludo.

Fortalecendo as pálpebras
Para exercitá-las, cerre os olhos parcialmente, cobrindo apenas metade da visão. Assim, será possível perceber os músculos se contraindo. Faça o movimento por 15 segundos e descanse fechando os olhos. Depois, repita o exercício por mais um minuto”.

Músculo Temporal – eleva a mandíbula, contrai os feixes anteriores na abertura máxima e os feixes posteriores na retração mandibular, age no deslocamento contralateral. É fundamental na determinação do tônus muscular da posição postural da mandíbula.

Tem como função realizar a movimentação de diversos músculos extrínsecos do bulbo ocular como músculo reto superior, inferior e medial, músculo oblíquo inferior, músculo levantador da pálpebra superior (fonte eferente somática para os músculos extraoculares) e músculo esfíncter da pupila e músculo ciliar (fonte ...

Os músculos extrínsecos do globo ocular são 7 pequenos músculos que movimentam o globo ocular (músculos retos superior, inferior, lateral e medial e músculos oblíquos superior e inferior) e a pálpebra superior (m. levantador da pálpebra superior).

Tatiana, existem tratamentos que podem ser feitos em consultório, como o laser de CO2 fracionado, radiofrequência, luz intensa pulsada, indução percutânea de colágeno por agulhas, além de alguns preenchimentos, como o de ácido hialurônico, e aplicação de toxina botulínica.

O tratamento para pálpebra caída depende das suas causas. Caso o paciente possua a ptose como um defeito congênito ou mesmo como consequência do envelhecimento, é possível tratar a condição por meio de procedimentos cirúrgicos, como a blefaroplastia.

Vitamina A, antioxidantes e agentes firmadores são chave para prevenir o problema. Para evitar a flacidez das pálpebras, ou ainda para reverter o processo de envelhecimento, é muito importante tomar os cuidados anti-idade adequados desde cedo.