Qual músculo Abre o olho?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Músculo orbicular do olho

OrigemParte nasal do osso frontal, processo frontal da maxila, ligamento palpebral medial, osso lacrimal
InervaçãoRamos temporal e zigomático do nervo facial (NC VII)
VascularizaçãoArtérias maxilar, temporal superficial, facial e oftálmica

Há seis músculos extraoculares que movem o olho: o reto superior, reto medial, reto inferior e oblíquo inferior (inervados pelo oculomotor ou motor ocular comum, III nervo craniano), o oblíquo superior (inervado pelo troclear, IV nervo craniano) e o reto lateral (inervado pelo abducente, VI nervo craniano).

Os músculos extrínsecos do globo ocular são 7 pequenos músculos que movimentam o globo ocular (músculos retos superior, inferior, lateral e medial e músculos oblíquos superior e inferior) e a pálpebra superior (m. levantador da pálpebra superior).

O músculo orbicular dos olhos é um esfíncter fino, plano e elíptico, que circula o anel orbital. Protege o olho da luz intensa e do perigo iminente. A parte palpebral une as pálpebras levemente, como no sono e no piscar, e a parte orbital coopera para o fechamento forçado do olho como proteção.

Segure a base dos cílios levemente com os dedos, mas sem apertar os olhos. Apenas apoie seus dedos nos pelinhos para impedir que os olhos abram. Então, faça força para abrir as pálpebras e depois relaxe. Vá repetindo essa sequência, mas sem usar os músculos da sua testa, somente com a força da pálpebra.

A função da parte frontal do músculo occipitofrontal é elevar as sobrancelhas e enrugar a pele da testa, enquanto a da parte occipital é retrair o couro cabeludo.

Músculo Temporal – eleva a mandíbula, contrai os feixes anteriores na abertura máxima e os feixes posteriores na retração mandibular, age no deslocamento contralateral. É fundamental na determinação do tônus muscular da posição postural da mandíbula.

O músculo orbicular da boca é que aquele que circunda a boca e permite contrair e fechar os lábios.

O professou explicou como funciona o sistema de visão. Uma vez a imagem captada no globo ocular, ela é transmitida para o cérebro, na parte inferior do órgão. Os olhos são a parte mais complexa da visão humana.

Os dois olhos dão-nos uma coisa que um só olho não nos dá: a visão em estéreo. Os nossos olhos estão separados por cerca de 6 cm. Assim, cada olho vê um objecto de um ângulo ligeiramente diferente. Podes testar isso se segurares um objecto, um despertador, por exemplo, a cerca de 20 cm da face.

A causa mais frequente de desconforto ou dor ao piscar vem de uma inflamação nas glândulas que produzem secreções que se juntam às lágrimas. Situações que levam a dor no olho ao piscar incluem: Ceratite Ocular: inflamação da Córnea que tem diversas causas.

Ela é constituída apenas por 2 músculos: o m. ciliar, que contraído promove o espessamento da lente ocular, objetivando melhorar a “visão de perto”, e o m. esfíncter da pupila, que, contraído, comprime a pupila. Ambos são inervados pelo nervo oculomotor.

Tem como função realizar a movimentação de diversos músculos extrínsecos do bulbo ocular como músculo reto superior, inferior e medial, músculo oblíquo inferior, músculo levantador da pálpebra superior (fonte eferente somática para os músculos extraoculares) e músculo esfíncter da pupila e músculo ciliar (fonte ...

O nervo óptico (um nervo craniano), que leva impulsos da retina para o cérebro, assim como outros nervos cranianos, que transmitem impulsos a cada músculo do olho e se movimentam pela órbita (a cavidade óssea que circunda o globo ocular).

O músculo orbicular do olho possui também uma porção palpebral, que fecha as pálpebras delicadamente, como quando piscamos, dormimos e etc.

Fortalecendo as pálpebras
Para exercitá-las, cerre os olhos parcialmente, cobrindo apenas metade da visão. Assim, será possível perceber os músculos se contraindo. Faça o movimento por 15 segundos e descanse fechando os olhos. Depois, repita o exercício por mais um minuto”.

Vários músculos do pescoço e da cabeça estão envolvidos no processo de mastigação, porém, os principais são o Temporal e o Masseter. Eles são responsáveis pelo fechamento da boca, movimento que requer mais potência, principalmente durante a mastigação dos alimentos.

Esse sintoma é chamado ptose, pelos médicos. A pálpebra caída reduz o campo de visão, o que é bem desagradável. É comum pacientes com Miastenia Gravis terem dificuldade em abrir os olhos ao acordar, porque o músculo palpebral não responde ao comando natural.

Quando queremos levantar o olhar caído, a sobrancelha pode ser a nossa maior aliada. Porque ela ajuda muito a valorizar a pálpebra caída , dando a impressão dela estar mais para cima, levantando-o. Para quem tem esse tipo de pálpebra, se tiver uma sobrancelha reta, irá dar a impressão de mais caída.

A queda da pálpebra pode ser resultado de doenças neurológicas e musculares, envelhecimento, lesão, tumores, enxaquecas, trauma ocular e intervenção cirúrgica são alguns fatores que podem ocasionar a queda da pálpebra.

bucinador

Além disso, o bucinador é o principal músculo utilizado para tocar instrumentos de sopro, pois expele o ar das bochechas distendidas.