Qual mosca e perigosa?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

A Mosca Varejeira é uma das pragas mais perigosas, trazendo uma série de riscos para animais e humanos que podem acarretar na morte, esse inseto gosta de lugares quentes e vivem ao entorno de ambientes com restos orgânicos expostos.

Mutuca. Os tipos de mosca popularmente conhecidos como mutuca ou butuca são espécies pertencentes à família do Tabanidae e gênero Chrysops. Essa são moscas que picam e esse nome vem, justamente, do tupi, que significa picar ou furar. Essa picada, aliás, pode doer.

Mosca varejeira azul
São atraídas por fezes de animais domésticos e também por animais mortos. São conhecidas por serem portadoras de doenças.

As moscas podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar algumas doenças, como micose, berne, bicheira, tracoma e disenteria, por exemplo.

O que é Varejeira:
Nome popular e genérico de moscas das famílias Muscidae e Sarcophagidae, que depositam seus ovos nas carnes,feridas,etc. São moscas de tamanho grande e de cor esverdeada.

Mosca Varejeira

A Mosca Varejeira é uma das pragas mais perigosas, trazendo uma série de riscos para animais e humanos que podem acarretar na morte, esse inseto gosta de lugares quentes e vivem ao entorno de ambientes com restos orgânicos expostos.

A presença da miíase em humanos pode ser percebida através dos seguintes sintomas:

  1. Sensação de ferroada na pele;
  2. Dor;
  3. Coceira;
  4. Vermelhidão na área afetada;
  5. Sensação de movimento sob a pele;
  6. Ferida aberta com pus ou secreção.

Quando a mosca pousa na comida, o alimento deve ser descartado pois a contaminação por microrganismos já ocorreu. Assim, para evitar a proximidade das moscas podemos: – armazenar o lixo em lixeira fechada: superfície lisa, higienizada com agua sanitária e a lixeira também deverá ser lavada.

Quando o local machucado está sangrando e desprotegido, a mosca varejeira faz dele seu criadouro para produzir suas larvas de berne. Portanto, vá ao médico imediatamente para tratar qualquer sinal de infecção cutânea causada pela presença de bernes.

Lave a picada com água e sabão neutro para evitar a entrada de sujidade ou bactérias. Se não é alérgico e lhe dói muito, tome um paracetamol ou um ibuprofeno. E se não quiser tomar nada, aplique gelo envolto num pano: o frio vai fazer-lhe bem!

RE: Provavelmente porque essa pessoa está com um cheiro forte ou suando muito. Tal odor, repugnante para os humanos, é um convite a um banquete para as moscas. “Algumas moscas do gênero Fannia, bastante comum no Brasil, podem se alimentar no suor.

Algumas vezes, você pode ter:

  1. Uma ferida grande (úlcera) inchada e dolorosa.
  2. Sintomas de infecção, como vermelhidão e inchaço ao redor da picada.
  3. Muito raramente, sintomas de uma reação alérgica, como eritema, urticária e dificuldade em respirar.

Não importa sua preferência, o que vale é que as moscas odeiam incenso. Por ter um sistema respiratório muito delicado e apurado, as moscas recorrem a ambientes com ar limpo. Isso mesmo, embora amem lixo, elas odeiam ar poluído.

Também chamada de miíase ou mesmo de bicheira, a berne é uma manifestação parasitária que é causada por larvas de uma mosca varejeira. No paciente com berne, a mosca varejeira deposita seus ovos em feridas e machucados abertos.

Dependendo do tipo de mosca que deposita os ovos, quando eclodem, as larvas penetram através da pele íntegra e utilizam o tecido saudável como recurso alimentar para seu desenvolvimento.
...
Sintomas de berne

  1. Coceira;
  2. Dor;
  3. Sensação de movimento sob a pele;
  4. Queimação ou fisgada na área da lesão.

As moscas são atraídas por dois motivos: Matéria orgânica: lixos em decomposição, como restos de comida e fezes; Umidade: ambientes com água parada ou incidência de mofo também atraem as moscas para dentro de casa.

Existem diarreias passageiras ou persistentes, como a diarreia bacteriana, conhecida como Cólera que deve ser tratada com maior atenção.

A bicheira é causada pela mosca varejeira que pousa na pele ferida e coloca mais de 200 ovos. Esses ovos se transformam em larvas em menos de 24 horas. Depois de se alimentarem por um período no tecido humano, elas caem e se escondem no solo, em forma de pupa, para dar origem a uma nova mosca.

São ativas durante o dia e dormem à noite e adoram ambientes sujos, onde exista matéria orgânica em decomposição (lixo, esgoto, aterros sanitários etc.).

Isso é possível porque, no tempo de um piscar os olhos – cerca de 100 milésimos de segundo –, o inseto é capaz de perceber uma ameaça, detectar a direção da qual ela vem e decolar na direção certa para se esquivar do golpe, batendo as asas 220 vezes por segundo.