Qual módulo usar para Alto-falante de 8 ohms?

Perguntado por: dparaiso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Módulo 2 ohms + Resultado da ligação dos alto falantes 8 ohms = Perda em torno de 60% - 80%. É importante saber também que ao utilizar o módulo com "perda de potência", não há diminuição do consumo.

De forma geral, então, se a saída do amplificador é de 4 Ohms, o máximo que pode ser usado são duas caixas de 8 Ohms em paralelo ou fazer várias associações série paralelo para não queimar o equipamento.

O ideal é que o amplificador tenha o dobro de potência que o alto-falante consegue aguentar. Se o alto-falante tiver 800 Watts RMS, por exemplo, o amplificador deve ter 1600 Watts RMS.

Ao utilizar seu som no dia-a-dia, não haverá diferença nenhuma de um alto falante de 4 ohms para 8 ohms (comparando o mesmo alto falante, só mudando a impedância). Porém, se utilizar eles em competições a diferença é perceptível no medidor (RTA).

Para entender a impedância de ohms, muito utilizada em sons de carro e qualquer auto falante, é só ligar 4 ohms em série, que a impedância sobe para 8 ohms, assim o som sai baixo, se ligar 8 ohms, aí sim o som sai em um volume bom.

Quanto mais alta é a impedância (medida em Ohms), maior a potência exigida para fazer o mecanismo funcionar corretamente, o que pode resultar em um volume mais baixo ao usar fones de alta impedância em fontes menos potentes.

Módulo mais forte que os alto falantes (até o dobro de potência) proporcionam mais rendimento dos alto falantes sem danos; Módulo com potência maior que o dobro causam risco de queima e são indicados para competidores em medição de SPL.

Utilizar alto-falantes muito mais potentes que o amplificador pode causar problemas de impedância e em seguida o superaquecimento do amplificador. A dica aqui é sempre utilizar amplificadores baseado na potência do seu alto-falante.

Geralmente, a medida de resistência é cerca de 15 % menor do que a impedância nominal que está na embalagem. Por exemplo, é normal que um falante de 8 ohms tenha resistência entre 6 e 7 ohms. A maioria dos alto-falantes tem impedância nominal de 4, 8 ou 16 ohms.

Para fazer a ligação em série, basta unir com um cabo/fio o positivo de um alto falante(ou bobina) com o negativo de outro alto falante (ou bobina). Entre dois alto falantes ou duas bobinas do alto falante, A impedância é somada: Alto Falante de 4 ohms + Alto Falante de 4ohms = Resultado final 8 ohms.

Não pode. Exemplo: Alto falantes resultam em 1 ohm e canal do módulo de 2 ohms. Não é recomendado utilizar desta maneira, pois o amplificador vai esquentar mais e ter alto risco de ter problemas.

Fica a dica: Para alto falantes com 60 watts rms ou mais, faça uso de módulo para melhor aproveitamento da potência dos seus alto falantes.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

Os cabos que possuem muitos condutores no seu interior (fios para caixas de som costumam ser flexíveis e ter em seu meio diversos filamentos metálicos muito finos) oferecem maior resistência mecânica. Geralmente, estes são compostos por cobre e metal - um excelente condutor de sinais elétricos.