Qual mochila é considerada de mão?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Mochila é considerada bagagem de mão? A mochila é considerada um item pessoal, ou seja, faz parte de bagagem de mão como um todo, mas pode ser levada em conjunto com uma mala nas dimensões corretas. É na mochila que devem estar todos os itens pessoais de valor do passageiro.

Pode levar bagagem de mão e mochila? Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa de ombro, um mochila ou uma sacola pequena. Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

3) Posso levar uma segunda bolsa ou mochila? Sim, além da mala de bordo, você pode embarcar com um objeto pessoal, que pode ser bolsa, mochila ou sacola pequena com as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm.

Pode levar uma mochila e uma mala de mão? Os passageiros têm direito a levar na cabine do avião uma bolsa, mala ou mochila, com pertences pessoais, que pesem até 10 kg.

O que é a bagagem de mão? Bagagem de mão é o maior volume que você levar para dentro da cabine do avião, sem a necessidade de despachar. A maior parte das companhias aéreas permite que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão a bordo.

Atualmente, é possível levar como bagagem de mão uma mala de até 10 kg mais um item pessoal, que pode ser uma mochila ou bolsa menor com documentos, dinheiro, objetos de valor. Esta regra vale tanto para para voos domésticos quanto para voos internacionais.

Muita gente fica em dúvida se pode ou não pode levar no avião os sapatos de salto alto. Mas, fique tranquila, porque é permitido. Não existe nenhum problema, nem na bagagem despachada, nem na bagagem de mão.

Roupas: leve apenas o necessário na bagagem de mão
Por isso, utilize o bom senso e não tenha dó de deixar algumas peças de fora. Coloque na mala somente o necessário e uma pequena sobra para emergências.

Franquia de bagagem de mão
Mas como funciona a franquia de mala de mão? Após nova regulamentação da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a franquia para viagens nacionais ou internacionais passou a ser de 10 kg. Esse limite é válido para AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.

Bagagem de mão: quantos volumes posso levar? Voos nacionais | a ANAC define que todo passageiro pode viajar com uma bagagem de mão e mais um item pessoal como bolsa, sacola ou mochila.

Já quando o assunto é bagagem de mão, ou a bagagem que vai junto com o passageiro na cabine durante o voo, o limite de líquidos é de um saquinho com no máximo 1 litro em embalagens que não ultrapassem 100 ml cada. Ou seja, se o seu perfume for menor que 100 ml você poderá levá-lo sim junto a você na cabine.

Mochilas de 35 a 50 litros
Apesar das restrições de tamanho e peso, qualquer mochila pode ser usada como bagagem de mão desde que não ultrapasse os 55 x 35 x 25 cm (altura, largura e profundidade), incluindo bolsos e alças.

A possibilidade de transporte de remédios se torna um pouco mais restrita quando a substância é utilizada na forma líquida ou em spray. Nesses casos, só é possível transportar na bagagem de mão até 100 ml, em embalagem vedada, transparente, de no máximo 1 litro e de dimensões que não superem 20 cm x 20 cm.

Itens perigosos que têm algumas restrições
Produtos pessoais, como desodorante, spray para cabelo, esmalte de unha, perfume e alguns medicamentos têm restrições. Para levá-los na bagagem de mão, cada embalagem pode ter no máximo 100 ml (3,4 onças).