Qual militar pode usar barba?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Dizem que somente os militares com parentesco com patronos são autorizados ao uso de barba, porém, não há uma proibição tácita, expressa ou de fato a respeito do uso, mas sim, um costume. Tal proibição é preconceituosa e discriminatória.

General Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira, membro da única família cujo oficiais tem autorização para usar barba, pois ele pertence á uma linhagem de Generais descendentes do I e II Império; D. Pedro l e D. Pedro II.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

1º Estas normas têm como propósito padronizar a apresentação pessoal e o aspecto fisionômico dos militares uniformizados e, quando à paisana, em área sob jurisdição militar. VIII - É vedado o uso de barba e cavanhaque.

Posso usar barba? Não. A barba deverá ser mantida rigorosamente raspada (ANEXO V, Art.

Por exemplo, trabalhadores que fazem uso de barba em uma indústria de alimentos, é plausível que o empregador manifeste intolerância ao uso de barba em contato com alimentos, desde que não seja de forma discriminatória, vexatória ou excessivamente rigorosa.

É permitido aos oficiais, Subtenentes e Sargentos o uso de bigode, desde que discreto, aparado, não ultrapassando as comissuras labiais, devendo constar da Carteira de Identidade do militar.

Os motivos são higiene e uniformização. Quando o militar está no campo de batalha, ou mesmo em treinamento, nem sempre há água disponível. Se o rosto estiver sem pêlos, fica mais fácil limpá-lo.

2.3.2.2 O uso de bigode é permitido para Oficiais, Suboficiais e Sargentos, desde que aparado e seu comprimento não ultrapasse a parte de cima do lábio superior.

Não é permitido piercing, boné e brincos. Também é necessário portar o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e RG. Quem for convocado e não se apresentar ficará em falta com o Serviço Militar Obrigatório.

a) O uso de barba é vetado. b) O uso do bigode é permitido desde que o mesmo esteja recortado e desenhado.

Os militares já permitiam o uso de barbas por razões médicas, mas só a partir de agora é que o uso será permitido por motivos religiosos também. As Forças Armadas dos Estados Unidos da América decidiram permitir o uso de barbas por parte dos seus efectivos em caso de motivação religiosa.

A barba e o bigode deverão ser raspados. É vedado para os discentes o uso de penteado tipo topete ou cabelo levantado na parte anterior da cabeça, com ou sem gel fixador e o uso de brincos. Para as discentes admite-se o uso de cabelos com corte longo, médio ou curto, conforme demonstrado nas FIGURAS 4, 5 e 6.

A Força Aérea e o Exército informaram que só vetam tatuagens que sejam ofensivas ou violem valores democráticos.