Qual milho usado para fazer canjica?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

Milho branco

Isso porque é a partir dessa espécie que é preparado um dos pratos mais típicos do Brasil: a canjica (também chamada de mungunzá em algumas regiões).

Grão de milho do qual foi retirado total ou parcialmente o gérmen e a película externa. A canjica (denominada de mugunzá ou mungunzá em algumas partes do país) é utilizada na forma inteira, e sendo triturada produz a canjiquinha, muito utilizada na culinária de Minas Gerais.

Na aparência, já vimos que milho branco e amarelo são bastante semelhantes mas, em termos nutricionais, o milho amarelo é mais nutritivo devido aos valores de carotenoides serem mais elevados. Os elementos adicionais citados são os responsáveis também pela coloração do cereal.

A canjica é servida quente ou gelada. A canjica terá variação de cor de acordo com a época de colheita e seleção de milho, sendo a amarela muito utilizada no preparo de bolos e a branca para a tradicional canjica com leite.

A canjica deve ficar de molho em água filtrada na geladeira, com dois dedos de água acima dos grãos, entre 2 e 6 horas antes de cozinhar. Se ela não ficar de molho, mesmo que cozinhe bastante, o miolinho ainda vai ficar duro.

Deixe de molho
Por conta do milho da canjica ser pequeno e bem duro, o período de pré-cozimento em molho ajuda o grão a amolecer mais rapidamente, sem a necessidade de ficar muito tempo cozinhando dentro da panela de pressão.

Milho duro ou milho-canjica (zea mays indurata): essa variedade de milho, em geral, tem coloração branca ou vermelho-alaranjada, mas também existe nas cores roxa e vermelha, em especial, na região do México, de onde há registros do consumo de milho desde 9.000 anos atrás. Sua espiga é fina e alongada.

Os grãos de milho são classificados em cinco tipos, de acordo com seu formato e composição, sendo denominados: dentado, duro, farináceo, pipoca e doce.
...
Diferentes tipos de grãos de milho e suas características

  • 1 – Milho dentado. ...
  • 2 – Milho duro. ...
  • 3 – Milho farináceo. ...
  • 4 – Milho-pipoca. ...
  • 5 – Milho-doce ou milho-verde.

Milho canjica — O milho canjica é encontrado no mercado normalmente com grãos na cor branca, embora também em menor proporção na cor amarela. A canjica é obtida retirando-se o gérmen, usado na extração do óleo, e a película externa do grão.

No Brasil, o milho-branco é bastante difundido nos estados do Paraná e São Paulo, mas há também plantações isoladas nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso.

R$ 7,17 un. Ingrediente: Canjica De Milho. Não Contém Glúten.

Processo de fabricação de pipoca de canjica
O milho de canjica é colocado dentro do canhão e através do controle da pressão é possível identificar o tempo de estourar. A pressão costuma ser de 150 bar em média, sendo suficiente para acionar o estouro do canhão.

Com possibilidade de plantio durante todo o ano e um alto valor nutritivo, o milho doce é um dos mais consumidos pelo homem. Por ser resultado de um processo de mutação, ele produz açúcar no lugar de amido e, por isso, seu cultivo, manejo e pós-colheita são diferenciados.

Confira 7 benefícios que a canjica pode trazer para a sua saúde:

  1. Rica em ácido fólico. A canjica é rica em ácido fólico. ...
  2. Fonte de carboidratos. ...
  3. Rica em fibras, regulando o intestino e diabetes. ...
  4. Rica em vitaminas do complexo B. ...
  5. Fonte de proteínas. ...
  6. Previne doenças cardiovasculares como o colesterol. ...
  7. Ajuda a emagrecer.

Cubra a canjica com água e deixe de molho por pelo menos 6 horas. 2. Em uma panela, leve ao fogo com a mesma água e cozinhe até os grãos absorverem todo o líquido. Junte mais 3 xícaras (chá) de água, o açúcar, a canela e o cravo-da-índia.