Qual metalon não enferruja?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 2 votos

Os modelos de metalon galvanizados dificilmente sofrem com ferrugens ou outro tipo de oxidação, por isso, vale a pena investir neste tipo de produto. Os tubos metalon também podem ser pintados sem qualquer restrição.

O ferro galvanizado é o mesmo que o ferro comum, a única diferença é que ele possui uma camada de zinco. A camada adicional de zinco ajuda a proteger o ferro da ferrugem e corrosão. Sem ele, o ferro será exposto à umidade e oxigênio do ambiente circundante.

A vida útil desse tipo de tubo de aço carbono é de aproximadamente uma década. Ou seja, pode contar com o metalon, em média, por 10 anos.

Outra vantagem que faz o metalon se destacar é sua durabilidade, que pode chegar facilmente a uma década. Vale lembrar que, apesar da alta resistência, esse produto costuma ser mais leve que os demais tubos de aço, o que facilita o seu deslocamento e o seu manuseio durante a execução de um projeto.

Material de difícil corrosão e oxidação. Por isso, o metalon tem uma vida útil excepcional, sendo resistente a efeitos climáticos e produtos químicos. Por ser leve e de fácil manuseio, é capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de projetos e ambientes.

Conhecendo o Metalon
Pode-se dizer que é uma chapa que sofreu dobras. O metalon possui um reforço contra oxidação garantindo maior proteção contra ferrugem, portanto, tendo vida útil mais longa que outros materiais como ferro e alumínio.

Uma vantagem dos perfis em alumínio quando comparados ao metalon é o peso. Por ser mais leve, há maior facilidade para o transporte e montagem. A diversidade de acessórios prontos no mercado confere ao alumínio uma montagem mais rápida, sendo comparados ao brinquedo lego por sua forma de encaixe das estruturas.

O metalon galvanizado é a designação atribuída a um tubo de aço carbono comum, com costura, e formato quadrado ou retangular. Todas as regras gerais e normas válidas para tubos quadrados e retangulares são aplicadas ao produto. Pode ser utilizado em estruturas leves, como portões ou na indústria química.

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.

Sua força, resistência à tração e resistência à oxidação são o que torna o aço inoxidável o metal mais resistente à corrosão.

O ferro preto não possui revestimento, oferece proteção reduzida para corrosão, tem excelente custo/benefício e é mais recomendado para uso em linhas de gás. Já o ferro galvanizado tem revestimento de zinco, dificilmente enferruja e possui um custo mais elevado pelo seu revestimento.

A difusão do zinco na rede cristalina da peça oferece uma proteção muito mais duradoura do que na Galvanização Eletrolítica.

O alumínio, por exemplo, tem boa resistência à corrosão e, em ambientes agressivos, como zonas marítimas e atmosferas industriais, tem vida útil superior ao aço galvanizado.

O metalon para telhado ideal deverá ser angular, embora os redondos possam compor detalhes. Conheça mais sobre essa alternativa a seguir!

Outro destaque do metalon é o custo-benefício, já que ele costuma ser mais barato que o ferro e o alumínio. Sendo assim, o metalon é a escolha mais adequada para quem procura: Material resistente.