Qual metal brilha mais?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Paládio é o metal precioso que mais brilha este ano.

Não é um metal tão glamouroso quanto o ouro, mas tem seu brilho especial.

A Prata 925 e a Prata 950 são as mais utilizadas na joalheria. Elas têm alta qualidade, alta durabilidade e brilho intenso.

Inox: esqueça a oxidação
Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.

Nem todos os metais sofrem ferrugem, apenas ferro ou ligas de ferro. O zinco e o magnésio, por exemplo, são chamados de “metais de sacrifício”, pois possuem menor poder de redução e as chances de serem oxidados são menores.

Bom, o aço é a melhor opção de material na fabricação de joias, pois não oxida e não sofre com o escurecimento do metal, podendo ter contato com água e suor sem perder o brilho. O aço permite a mistura com outros metais. Por isso, ele ganha esse nome de aço dourado, levando a pigmentação do ouro.

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

Geralmente isso acontece porque o metal oxida com o tempo devido aos gases presentes na atmosfera ou até mesmo pelos produtos de beleza que utilizamos diariamente. Quando o enxofre entra em contato com a prata forma uma camada de sulfeto de prata que tem uma coloração escura e de aspecto sujo.

mercúrio

Então, joga mercúrio líquido, que atrai o ouro pulverizado na lama e forma com ele uma liga visível. Mas se houver também outros metais nobres, como o paládio ou a platina, o mercúrio também vai atraí-los.

Limpar ouro com Detergente de Coco ou neutro
O detergente neutro é bom, mas o de coco é ainda melhor, pois ele consegue ser ainda mais neutro. Basta colocar a peça em uma vasilha com água e algumas gotas do detergente, deixando-as de molho por 15 minutos e depois esfregar com uma escova de dente com cerdas macias.

O ródio também é o responsável pelo brilho final de joias feitas em ouro e que precisam atingir uma coloração mais branca. Normalmente, essas peças usam uma liga metálica com cerca de 75% de ouro e o restante de outros materiais.

A cotação do paládio teve uma valorização de mais de 675% entre 2016 e 2021, passando de cerca de US$ 400 para quase US$ 2,7 mil. Muito superior ao ouro. Publicado em 11/04/2022 às 19:28.

São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio.

Quais os valores de cada um? Assim como no pódio olímpico, o ouro é de longe o mais valorizado entre os três.

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Influências externas. O aço inox enferruja quando submetido a determinadas condições climáticas. Desse modo, em lugares com maresia, alto índice de chuvas e muita umidade, a ferrugem é acelerada. Além disso, até mesmo a poluição pode desencadear o processo, bem como o contato prolongado com certas substâncias químicas.

Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.

Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

Brilho: Os elétrons livres localizados na superfície dos objetos de metal absorvem e irradiam a luz, por isso os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico.

O ferro galvanizado está entre os tipos de ferro mais populares devido à sua durabilidade estendida. Assim, ele tem a resistência e a formabilidade do ferro, além da proteção contra a corrosão do revestimento de zinco. Sendo assim, o zinco protege o metal base, agindo como uma barreira aos elementos corrosivos.

Continuar lendo Por que o metal brilha?