Qual mensagem a história do patinho feio nos transmite?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O conto de fadas do patinho feio estimula a autoestima da criança de diferentes maneiras. Por um lado ensina os pequenos a não julgarem o que é diferente, isto é, o diferente jamais deve ser ostracizado ou deixado de lado. Devemos antes aceitar aquilo que é diferente e enxergar beleza no que cada ser tem de especial.

Uma das mensagens principais do conto é a importância da autoaceitação. O patinho, mesmo sendo ridicularizado e rejeitado por sua aparência, não desiste de encontrar seu verdadeiro lugar no mundo.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Apresentar a história “O Patinho Feio” por meio de uma maquete demonstrando a história em suas duas esferas: em terra firme e no lago. Os personagens da história percorrerão toda a maquete para uma melhor visualização e entendimento das crianças.

A lição que a história deixa, então, é que a beleza e a valorização dependem de cada um. Já O Patinho Bonito é uma releitura do conto de Andersen feita por Marcelo Coelho, que narra basicamente a mesma história, mas com uma reviravolta: nela, o filhotinho sempre soube que era diferente e mais belo do que os outros.

Como o patinho feio conseguiu resolver seu problema? Todos os que davam parabéns à pata - o peru, as galinhas, o porquinho - diziam que ela havia tido uma ninhada linda, exceto pelo patinho feio. "Ele é grande e sem graça", "Tem um ar abobalhado", acusavam aqueles que não sabiam lidar o pássaro diferente da ninhada.

O Patinho Feio (cuja história todo o mundo conhece) é feio não por ser feio. É feio porque não se parece em nada com os outros patos. Só nos contornos, e mesmo assim de longe. Ele é desengonçado, pescoçudo, enorme de gordo, totalmente disforme segundo os padrões de beleza da Patolândia.

Principais. Feio: Um patinho de bom coração que frequentemente é maltratado por sua aparência. Mora junto de seus pais e seus irmãos malvados numa fazenda situada num bosque cheio de animais. É bastante aventureiro e está sempre acompanhado pelo seu amigo Nico em suas aventuras pelo bosque.

Ao se aproximar do lago, observou seu reflexo, viu que havia crescido, não era mais cinza e sim branco com um belo pescoço e muito elegante. Os outros cisnes ao ver o patinho perguntaram: --- quem é o belo jovem? E o patinho percebeu que nunca fora um pato e sim um cisne e viveu muito feliz ao lado dos outros cisnes.

Nem parecia um patinho. Para ter certeza de que o recém-nascido era um patinho, e não outra ave, a mãe-pata foi com ele até o rio e o obrigou a mergulhar junto com os outros. Quando viu que ele nadava com naturalidade e satisfação, suspirou aliviada.

O herói deste conto é desde cedo rejeitado pela mãe e irmãos por ser muito diferente e considerado feio. Ele foge de casa, à procura de um lugar que o aceite. Passa por lagos e pela terra, convivendo com as mais diversas criaturas, mas ao longo do caminho não recebe o acolhimento que espera.

Contar histórias é promover a saúde mental. A partir dessa ideia, o psicanalista Celso Gutfreind defende em O terapeuta e o lobo (Artmed, 240 pp, R$ 82), a sua tese de que possível buscar a saúde mental dos pequenos, propiciando-lhes a simbolização de suas dores através do desenvolvimento da capacidade de imaginar.

Objetivo: Favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, prazer de ouvir musica, imaginação e concentração.

CONTEÚDO: COORDENAÇÃO MOTORA FINA ÓCULO-MANUAL E ÓCULO-PEDAL. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

Era uma vez uma mamã pata que teve 5 ovos. Ela esperava ansiosamente pelo dia em que os seus ovos quebrassem e deles nascessem os seus queridos filhos! Quando esse dia chegou, os ovos da mamã pata começaram a abrir, um a um, e ela, alegremente, começou a saudar os seus novos patinhos.

Decidido a ser galã de TV, o pato Milton fugiu de casa, indo para a cidade e, chegando na estação de TV, teve que convencer o guarda de que era um pato de verdade. Como o guarda achava que Milton era uma pessoa fantasiada de pato, tentou arrancar sua cabeça.

A história do patinho feio feliz é comporta por diversos personagens: dona pata, patinho feio, cinco patinhos, perua, galo da capoeira, caçadores, cisnes, sua esposa e seu filho. Tudo acontece na floresta onde um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata.

Hans Christian Andersen

A história O patinho feio é um clássico da literatura infantil universal. Foi escrita por Hans Christian Andersen no século XIX e nesta adaptação, conta com recursos de interação que deixarão a leitura dessa emocionante obra ainda mais interessante.