Qual melhor vasilha para guardar comida na geladeira?

Perguntado por: rguterres . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Por ser um material inerte, o vidro não reage em contato com o alimento e tem uma durabilidade maior. Apesar de os potes de vidros serem mais pesados e quebrarem mais facilmente, eles podem ser reaproveitados várias vezes, o que torna seu consumo consciente.

Alimentos como arroz, macarrão, feijão ou farináceos têm as suas vantagens. Eles podem ser mantidos tanto em suas embalagens originais quanto em potes de vidro, acrílico ou plástico. O que é importante nesse caso é que eles fiquem fechados, ou seja, sem entradas de ar e sem contato com umidade.

Fique atento a embalagem dos potes, pois eles indicam quais são os mais adequados para o congelamento e contato com alimentos. Potes de vidro são melhores que os de plástico para congelar. Mito. O vidro é inerte e não reage no contato com o alimento.

Dessa forma, foi possível eleger o kit de Potes Herméticos com Tampa de Bambu da Electrolux como o melhor conjunto. Esses potes são feitos de vidro borossilicato, que é resistente a altas temperaturas, além de ser naturalmente livre de BPA (Bisfenol A).

Alimentos cozidos na hora e ainda quentes, não é aconselhável armazená-los em recipientes de plástico, pois eles podem perder o sabor. Se falarmos sobre recipientes de vidro, diremos que esse é o melhor recipiente que podemos usar para preservar nossos alimentos.

Para quem vende refeições congeladas, o ideal é contar com potes feitos de plástico polipropileno, mais resistente, que não libera toxinas ao alimento (livre de BPA, composto chamado Bisfenol A e que pode ser prejudicial à saúde) e gera menos prejuízo ao meio ambiente.

– Plástico
As embalagens de plástico polipropileno também são uma grande opção para sua casa ou estabelecimento. Uma de suas principais vantagens é que elas podem ser levadas ao micro-ondas, sendo ótimas para quem gosta de congelar marmitas para esquentar novamente.

No pote de vidro, guarde alimentos secos como arroz, leguminosas, massas, milho de pipoca , oleaginosas e cereais, dispensando as embalagens. Os vidros também são ideais para todos os tipos de farinha. Também dispense a embalagem em caso de queijos e embutidos.

A melhor forma de armazenar esse tempero é mantendo-o sempre em ambiente seco. Ou seja, abandone o hábito de guardar o sal na geladeira – a umidade pode comprometer a qualidade do produto. A dica do chef é, antes de armazenar, despejar todo o pacote em uma forma e levar ao forno para que ele seja levemente torrado.

O ideal para o freezer são embalagens que fechem completamente, pois assim evitam que o alimento perca o sabor e a textura enquanto está sendo conservado pela baixa temperatura. Tanto embalagens de alumínio quanto de plástico, desde que com tampa, são perfeitas para manter os produtos conservados e com qualidade.

O principal diferencial dos potes de vidro é que esse é um material que não altera o sabor dos alimentos, por isso são perfeitos para armazenar sobras e alimentos já abertos, como carnes, legumes e molhos. Além disso, é o material ideal para guardar os alimentos de bebê, por exemplo, por sua segurança.

É preciso ficar de olho nos rótulos. Muitas marcas apresentam o carimbo “BPA free” em suas embalagens. Ainda, quando apresentarem o código 7 no símbolo da reciclagem, significa que o produto pode conter BPA. Em função disso, muitas marcas estão adaptando os seus produtos e fabricando sem BPA.

O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...

Mas qual a melhor forma de armazenar o grão em casa? O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

Eles utilizam garrafas pet para estocar alimentos desidratados, como arroz e feijão, que, se alocados da forma correta, podem durar até 30 anos.

Mesmo possuindo maior durabilidade, alimentos não perecíveis devem ficar em local seco, ventilado, protegidos do calor excessivo e da umidade.

Continuar lendo É vasilha ou vasilha?