Qual melhor tipo de portões?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Os portões de aço são os mais indicados pelos arquitetos devido a sua alta resistência e leveza. Por ser um material de fácil moldagem, é possível fazer o modelo do portão conforme o gosto do cliente. Esse tipo de material requer uma limpeza frequente para ficar sempre bem conservado.

Manutenção: o portão de correr é mais simples e com poucos componentes, mas o desgaste das roldanas é maior por estar sempre em contato com poeira, água e produtos de limpeza, enquanto que o portão basculante, apesar de mais complexo, possui seu principal mecanismo protegido das intempéries e da sujeira.

Com uma ampla variedade de opções disponíveis no mercado, escolher o melhor portão pode não ser uma tarefa tão simples. Para fazer a escolha mais adequada, é necessário analisar uma série de fatores que envolvem o estilo da construção, espaço disponível, tipo de abertura do portão e nível de segurança necessário.

Como já mencionamos, os portões galvanizados passam por um processo de blindagem química muito eficaz nos dias de hoje para materiais de aço ou de ferro. Seja qual for o tamanho do seu portão, esse tipo de acabamento vai oferecer muito mais resistência contra agentes externos e aumentar a durabilidade do seu portão.

Desvantagens do portão de alumínio
O primeiro diz respeito ao conforto térmico, enquanto um modelo de madeira favorece o isolamento térmico, o alumínio não atua da mesma maneira. Nesse caso, a dica é utilizar uma chapa aberta para garantir a circulação do ar e evitar que a garagem fique quente.

O portão de alumínio precisa menos de manutenção, por ser mais resistente, mas são mais caros.

Melhores alternativas
O aço é um material de custo um pouco mais elevado, e também é menos leve que o alumínio. Porém, são mais resistentes, e sua força estrutural é bem melhor que a do alumínio, e isso garante mais proteção e segurança para os moradores de uma residência ou condomínio.

Em termos de propriedades químicas, o ferro é menos resistente à corrosão do que o alumínio. O alumínio é altamente resistente à corrosão, devido à sua camada de óxido protetora que se forma na sua superfície quando exposto ao ar. O ferro, por outro lado, é suscetível à ferrugem quando exposto à umidade e ao oxigênio.

Uma das principais vantagens é a sua praticidade e rapidez de abertura, que permite o acesso rápido e fácil de veículos e pessoas. Além disso, o portão basculante não ocupa espaço lateral na área externa, como o jardim, o que é uma ótima opção para imóveis mais limitados.

Um portão vazado proporciona maior ventilação e entrada de luz natural. Também permite ao morador ver quem está em frente ao imóvel. Por outro lado, quem está do lado de fora pode observar se há pessoas na casa e quais os modelos dos veículos na garagem. Já a opção fechado tem as vantagens e desvantagens inversas.

Os portões de ferro são mais baratos, mais resistentes a impactos e permitem uma variedade maior de estilos, necessitando, porém, de manutenção semestral para cuidar da ferrugem.

Qual o tipo de portão de garagem mais barato? A opção de portão mais econômica é o portão de garagem de ferro com sistema de abertura de correr. Por ser um material mais barato e com um sistema mais simples o preço acaba sendo mais competitivo.

As portas de alumínio geralmente são mais caras do que as portas de madeira, mas podem durar mais tempo e precisar de menos manutenção. É importante escolher uma porta que se adapte ao seu orçamento e necessidades.

Comparado com o alumínio, o aço galvanizado tem as vantagens de baixo custo de processamento, durabilidade e alta resistência à corrosão. Cada um dos materiais tem suas próprias vantagens.

Portão alumínio branco
Valor de um novo entre 1.200,00 a 1.500,00.

Invista em uma trava elétrica para portão automático
A instalação da trava elétrica em portão automático é uma alternativa que confere maior segurança para o imóvel. Isso porque alguns modelos de porta ficam mais vulneráveis a invasões devido ao espaço deixado pelo ponto de giro.

40 anos

Durabilidade
O aço galvanizado também é um material durável, pelas mesmas razões que conferem sua resistência. Se utilizado da maneira correta e realizada a manutenção necessária, ele poderá durar 40 anos e, ainda, com aspecto de novo.

No caso dos modelos mais simples e manuais o preço médio é a partir de R$ 700. Para as versões automáticas é preciso considerar o sistema de abertura, que é feito através de um motor, e isso deixa o portão mais caro; já que um motor custa em média R$ 400.

Maior segurança e durabilidade
Se utilizado corretamente e com as devidas manutenções, o portão pode durar mais de 40 anos. Além disso, o portão em aço garante muito mais segurança por conta de seu material de alta resistência, se tornando difícil de ser arrombado.