Qual melhor sabão para lavar ferimento?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O sabonete de PHMB pode ser aplicado diretamente na ferida, na manutenção do curativo, espalhando em todo leito com superfície estéril até que seja totalmente absorvido, não precisando ser removido com água.

Caso queira usar um antisséptico, aqueles à base de iodopovidona e a clorexidina são os mais recomendados, pois atuam contra múltiplos microrganismos e não interferem no processo de cicatrização.

Os tipos de curativos

  • Compressas. As compressas são muito comuns para tratar de uma ferida aberta, pois são protetivas contra choques mecânicos e absorvem muito bem os sangramentos. ...
  • Curativos adesivos. Os curativos adesivos, conhecidos popularmente como “bandeides”, são curativos prontos. ...
  • Ataduras. ...
  • Curativo líquido.

Sabonete neutro é aquele com pH próximo ao da pele, que fica entre 5,4 e 5,6. Esse tipo de sabonete não provoca alterações na microflora cutânea e, portanto, é recomendado para pessoas com pele sensível, inclusive bebês.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?

  • Aloe vera. Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa é uma planta famosa e presente na composição de diversos shampoos e cremes, produzidos a partir da sua polpa branca e folhas. ...
  • Camomila. ...
  • Calêndula. ...
  • Centella asiática. ...
  • Guaco.

Esses são os principais tipos de curativos para utilizar em feridas abertas e devem ser utilizados seguindo a prescrição médica ou de um enfermeiro estomaterapeuta.

  • Alginato de cálcio. ...
  • Hidrocoloide. ...
  • Hidrogel. ...
  • Colágeno. ...
  • Espuma. ...
  • Filme transparente.

Rifocina é um medicamento antibacteriano e é utilizado para evitar a proliferação de bactérias e para auxiliar a cicatrização de lesões na pele.

Use soro fisiológico morno. O ideal é que seja feita por um profissional com a utilização de uma pressão no leito da ferida. Além disso, não se deve usar água e sabão. Existem substâncias específicas à base de polihexanida para combater a infecção.

Gel de silicone
Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Se a gaze que colocou ficar grudada no machucado, jogue água oxigenada 10 volumes por cima da gaze até que ela se solte do machucado. Não há necessidade de utilizar antissépticos. No entanto, estes podem ser usados, após a limpeza com água e sabão que é o mais importante.

Quais as possíveis causas de cicatrização lenta? As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

Por ser um sabão neutro, sem perfume e de pH neutro, o sabão de glicerina é muito indicado para lavar roupas de bebê (inclusive lençóis, fronhas, fraldinhas e outros itens). Além de não agredir o material das roupinhas, que costuma ser de algodão mais delicado, a glicerina não corre o risco de causar alergias no bebê.

"Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva." "Há sabonetes específicos para a higiene íntima que aumentam os lactobacilos, o germe principal de nossa microbiota", acrescenta.

A recomendação médica é que cada pessoa tenha seu sabonete e para evitar ainda mais os riscos, troque a versão em barra pela líquida, que não traz problema algum. Caso não seja possível que cada um tenha o seu sabonete, é importante sempre retirar as sujeiras e pelos antes de tomar banho ou lavar as mãos.