Qual melhor roupa para recém-nascido?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Roupinhas de algodão, de cores claras e larguinhas são as melhores opções. Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália.

Bebês pequenos, sobretudo os recém nascidos e prematuros, devem ficar com roupinha de manga comprida. Em dias quentes, em que um adulto deseja usar roupas frescas e leves, opte por um body sem manga ou de manga curta, e, por cima, coloque macacão de algodão fino, de manga comprida.

O melhor é ter cinco ou seis mudas de roupas para recém-nascidos e depois, se for necessário, comprar mais, porque os bebês crescem muito rápido e em questão de semanas a roupinha já não serve. Você vai ver que, muitas vezes, algo divino que o bebê ganhou há poucos dias já não lhe serve mais.

A utilização de body e culote por baixo do macacão é opcional. Prefira tecidos mais pesados como Plush, Soft e Tricô Misto (50% algodão/50% acrílico). É recomendado usar body e culote 100% algodão por baixo dessas roupinhas, pois esse tipo de material pode causar alergia na pele do bebê.

A malinha do bebê
Evite usar golas e babados muito grandes para não incomodar o bebê e atrapalhar a mãe durante a amamentação. Procure utilizar tecidos adequados à estação do ano (linha, lã, moletom, algodão, e outros)

Olá, a partir de 40 semanas, você já deve ir ao hospital a cada 48 horas para avaliar o bem estar do bebe com cardiotocografia e também se sentir contrações (1 a cada 5 minutos), sangramento vaginal, perda de grande quantidade de líquido ou a parada da movimentação do bebe!

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

A mala da maternidade é um item indispensável e quanto antes ela for preparada melhor para a mamãe. É recomendável que tudo esteja pronto até a 32º semana de gestação, pois é um período em que há mais disposição da mamãe para montar tudo e também uma fase em que já é possível que o bebê nasça.

Prefira peças de algodão, um tecido respirável que facilita a troca de calor do bebê com o ambiente - ao contrário de produtos de lã e materiais sintéticos, que podem também causar alergias e irritações na pele.

1. Invista em roupas de recém-nascido de qualidade

  1. Dê preferência às roupas em algodão;
  2. Escolha tecidos finos e quentinhos (moletom, por exemplo);
  3. Evite tecidos de lã, pois os pelinhos irritam a pele;
  4. Invista em modelos práticos para vestir (com abotoamento em pressão);
  5. Opte por roupas sem enfeites, zíperes e etc.

As fraldas tamanho RN são recomendadas para bebês recém-nascidos com até dois meses de idade, ou até que esses atinjam os 5 quilos.

1 saquinho plástico para roupa suja. 1 trocador. 2 cueiros.

Macacões
Existem diversos modelos e você pode comprar vários. Ao sair da maternidade, é ideal que o bebê tenha cerca de 4 macacões esperando por ele no tamanho PP ou RN (recém nascido). De 1 a 3 meses, o tamanho do bebê já vai ter aumentado. Então, você pode adquirir mais 6 macacõezinhos no tamanho P.

Para os bebês, o ideal é o uso de bodys e macacões; a peça é prática para os pais e super confortável. O uso delas é recomendado desde os recém nascidos, até bebês de 9 meses à um ano.

Assim que tiver lavado, seco e passado algo, leve para esse lugar e já coloque nos saquinhos e deixe pronto para guardar. Quanto antes você proteger a peça limpa de poeira, melhor. Eu usei a cômoda/ trocador como o minha “estação de trabalho”. Foi perfeita, pois depois tudo já estava à mão para ser guardado.

Lembre-se das trocas de roupa frequentes
Se, por um lado, não se deve exagerar no enxoval, por outro, deve-se lembrar que os bebês precisam trocar de roupa várias vezes ao longo do dia, seja por mudança de temperatura, seja porque o xixi vazou da fralda. Às vezes, são feitas até seis trocas ao longo de um dia.